Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Drone

Nasa enviará drone à troposfera nesta segunda-feira

Drone será utilizado para acompanhar eclipse solar e estudar as variações na radiação solar antes, durante e após o evento astronômico

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 08/04/2024, às 13h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Drone que coletará dados durante eclipse - Divulgação/Jen Fowler
Drone que coletará dados durante eclipse - Divulgação/Jen Fowler

Seis pesquisadores do Centro de Pesquisa da NASA Langley, nos Estados Unidos, utilizarão um drone para acompanhar o eclipse solar total desta segunda-feira, 8. O objetivo é estudar as variações na radiação solar conforme ela atinge a Terra antes, durante e após o evento astronômico.

A equipe dirigiu-se a Fort Drum, em Nova York, para enviar o drone, conhecido como Alta X Uncrewed Aircraft System (Sistema de Aeronave Não Tripulada Alta X). Este equipamento transportará sensores meteorológicos semelhantes aos utilizados em balões meteorológicos pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA.

Segundo informações do portal Galileu, o drone voará a uma altitude máxima de 3,2 km, a mais alta já alcançada pela equipe com este equipamento. Ele chegará à troposfera, a camada mais baixa da atmosfera, onde ocorrem fenômenos relacionados ao clima, como chuvas, ventos e variações de temperatura, além de onde ocorre a maior parte da formação de nuvens.

Equipado com uma radiossonda, um conjunto de instrumentos utilizado em balões meteorológicos, o drone coletará dados atmosféricos enquanto voa em direção à Terra, proporcionando uma visão detalhada da atmosfera.

Jennifer Fowler, investigadora principal e comandante da missão, explica: "Tipicamente, a coleta de dados atmosféricos a partir de instrumentos a bordo de aeronaves é feita usando balões como plataforma, que, uma vez lançados, não são recuperados". Já o "sistema de aeronaves não tripuladas permite a oportunidade de realizar perfis repetidos, uma vez que a radiossonda é recuperada após cada voo.”

Configuração inovadora

A equipe está utilizando uma configuração de instrumentos que, segundo Tyler Willhite, operador de sensor aéreo, "nunca foi feita antes", incluindo uma radiossonda integrada e um anemômetro sônico 3D (um medidor de velocidade de fluido).

Willhite destaca: "Dados de sondagem em baixas altitudes são críticos para preencher lacunas de conhecimento que atualmente existem na camada limite atmosférica".

Durante o voo do drone, a equipe participará de uma campanha de voo global da Organização Meteorológica Mundial (OMM). Após coletar informações nos dias anteriores ao eclipse, o grupo reunirá os dados em tempo real e os enviará à entidade para serem inseridos em seus modelos de previsão do tempo.