Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nasa

Nasa indica quando deverá enviar astronautas à Lua

Segundo a agência, toda a infraestrutura necessária para o lançamento e o retorno à Terra já está pronta; saiba quando missão deve acontecer!

Luisa Alves, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 08/03/2023, às 16h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Á esquerda imagem da espaçonave Orion e à direita técnicos examinando o escudo térmico do Orion - Divulgação / Nasa
Á esquerda imagem da espaçonave Orion e à direita técnicos examinando o escudo térmico do Orion - Divulgação / Nasa

A Nasa informou nesta terça-feira, 7, que a missão Artemis II — que enviará tripulação à Lua — deverá ocorrer até o final de 2024. A agência espacial indica que está pronta para enviar astronautas à Lua, após as análises de dados recolhidos nas últimas explorações espaciais não tripuladas.

Segundo a agência, em comunicado, toda a infraestrutura necessária para o lançamento e o retorno à Terra já está pronta. A nova missão está planejada para ocorrer até o segundo semestre do ano que vem.

As avaliações do lançador móvel foram concluídas pelos engenheiros, como repercutido pela revista Galileu, logo após o lançamento, que resultou em mais danos do que o esperado. Com isso, a estrutura já está sendo reparada e atualizada para a próxima missão

Testes 

Foram revisados os resultados da Artemis I, realizada em dezembro de 2022 com o foguete Space Launch System (SLS) e a espaçonave Orion, ainda segundo a fonte. O foguete SLS seguiu a trajetória delimitada com precisão, até mesmo superando as expectativas de desempenho, como indica a análise inicial e a mais abrangente do seu voo de estreia.

A nave Órion — após uma queima de injeção translunar quase perfeita — conseguiu, como o planejado, separar-se com sucesso e ir em direção à Lua. Ela percorreu o trajeto mais longo que qualquer outra espaçonave construída por humanos já fez, com mais de 470 mil quilômetros além do nosso satélite natural. Além de ter realizado 161 objetivos de teste.

A espaçonave foi reavaliada ao retornar ao Centro Espacial Kennedy e os cientistas estudam os possíveis danos causados pela viagem à sua estrutura. O que a agência estadunidense espera é reutilizar todos os componentes aviônicos da Artemis I no módulo de tripulação de Artemis II.