Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Nova foto da mancha de Júpiter revela ‘tempestade’ duas vezes maior que a Terra

A nova imagem da sonda espacial Juno, da Nasa, capturou imagem incrível de tempestade que está em um tamanho inacreditável

Isabelly de Lima Publicado em 12/03/2024, às 08h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A sonda Juno em Júpiter - Reprodução / NASA
A sonda Juno em Júpiter - Reprodução / NASA

A sonda espacial da Nasa, Juno, capturou uma imagem impressionante de uma tempestade gigante em Júpiter que existe há séculos.

A fotografia da notória Grande Mancha Vermelha de Júpiter foi tomada a uma distância de aproximadamente 15.600 milhas (mais de 25 mil quilômetros) pela espaçonave Juno, que está explorando o vasto planeta em sua pioneira missão alimentada por energia solar no exterior do sistema solar, afirmaram fontes oficiais.

Uma área de alta pressão na atmosfera de Júpiter tem alimentado uma tempestade em espiral por mais de 350 anos, criando o atributo mais identificável do gigante gasoso, de acordo com a agência espacial.

Grande Mancha Vermelha encontrada em Júpiter - Reprodução / NASA

Desde que foi medida pela última vez pela sonda Voyager em 1979, a Grande Mancha Vermelha tem reduzido em tamanho; sua altura diminuiu em um oitavo e sua largura em pelo menos um terço nas últimas quatro décadas, como revelado pela nova imagem.

Maior que a Terra

Apesar disso, a tempestade ainda é duas vezes maior que a Terra e as observações da Juno sugerem que ela se estende cerca de 320 quilômetros abaixo das nuvens do planeta.

Os ventos na Grande Mancha Vermelha podem chegar a até 400 milhas por hora (mais de 640 quilômetros por hora) — o que é aproximadamente duas vezes e meia a velocidade de um furacão de categoria 5, segundo a Nasa, via o portal NY Post.

Devido à composição gasosa e líquida em turbilhão do planeta, não há uma superfície sólida em Júpiter para enfraquecer o vasto sistema de tempestades. Lançada em 2011, a Juno entrou na órbita de Júpiter em 2016. Atualmente, está em seu terceiro ano de uma missão estendida para estudar o imenso planeta e suas até 95 luas oficialmente reconhecidas.