Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

NASA seleciona voluntários como cobaias para futura missão em Marte

Foi divulgada pela NASA a lista com as quatro pessoas que ficarão 45 dias confinadas em simulação de viagem a Marte, que ocorrerá entre maio e junho

Éric Moreira Publicado em 23/04/2024, às 09h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de Marte - Foto de Aynur_zakirov, via Pixabay
Imagem ilustrativa de Marte - Foto de Aynur_zakirov, via Pixabay

Na última semana, a NASA divulgou em comunicado quem eram os quatro voluntários selecionados para permanecerem confinados por 45 dias em uma simulação de viagem à Marte. Chamado de Human Exploration Research Analog (HERA), o local possui 60 metros quadrados e dois andares, e o confinamento dos voluntários ocorrerá entre 10 de maio e 24 de junho.

Segundo o portal Tilt, do UOL, o HERA é localizado no Johnson Space Center, da NASA, em Houston, no Texas, e simula um habitat fora da Terra. Assim, os tripulantes poderão não só ser treinados para as condições de Marte, como também podem ser estudados e avaliados sob tais condições.

+ Penhascos de gelo entre dunas são flagrados por sonda em Marte

O estudo atual, por sua vez, tem como principal objetivo avançar nas pesquisas de "isolamento, confinamento e condições remotas em cenários de exploração", antes de humanos serem enviados em novas missões à Lua, Marte, e outras áreas do nosso Espaço próximo.

Voluntários

Os voluntários selecionados para a missão são: Jason Lee, professor associado residente na Escola de Engenharia Mecânica, Aeroespacial e de Manufatura da Universidade de Connecticut; Stephanie Navarro, oficial de operações espaciais da Reserva da Força Aérea dos EUA; o piloto comercial Shareef Al Romaithi; e Piyumi Wijesekara, cientista pesquisadora do Ames Research Center da NASA.

Jason Lee, Stephanie Navarro, Shareef Al Romaithi e Piyumi Wijesekara, respectivamente / Crédito: Divulgação/NASA/C7M2 Crew

Enquanto confinados, os tripulantes devem realizar pesquisas científicas e manutenção do local, além de superar alguns desafios inevitáveis de uma real estadia em Marte, como o atraso na comunicação e o ambiente mais inóspito. A primeiro momento, eles devem caminhar por uma superfície simulada de Marte, em uma realidade virtual.

+ Último contato com helicóptero Ingenuity em Marte é realizado pela Nasa

Além disso, serão realizados também 18 estudos de saúde, para entender respostas fisiológicas, comportamentais e psicológicas que podem ocorrer nas missões. Todo esse processo deve ser concluído em 20 de junho, e a última missão do HERA — que planeja um total de quatro para esse ano — deve terminar no dia 20 de dezembro.