Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Último contato com helicóptero Ingenuity em Marte é realizado pela Nasa

A aeronave encerrou suas atividades na última terça-feira, 16, depois de 3 anos atuando na superfície do “planeta vermelho”

Isabelly de Lima Publicado em 17/04/2024, às 15h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Helicóptero na superfície de Marte - Reprodução / NASA
Helicóptero na superfície de Marte - Reprodução / NASA

Na última terça-feira, 16, o helicóptero Ingenuity Mars, da Nasa, encerrou sua missão depois de 3 anos operando na superfície em Marte. Após um pouso difícil durante seu último voo, o helicóptero não mais poderá voar e agora será utilizada como uma plataforma estacionário que irá coletar dados que podem facilitar futuras missões no local.

Na última vez que a equipe da missão se reuniu foi no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, sigla em inglês), na Califórnia, nos EUA, a fim de monitorar uma transmissão da aeronave — que seria sua última. Entretanto, ainda que a missão tenha sido finalizada em janeiro, o Ingenuity permaneceu em comunicação com a sonda Perseverance, da Nasa, que serve de estação-base para o objeto.

Josh Anderson, líder da equipe, disse em um comunicado: "É quase inacreditável que após mais de 1.000 dias marcianos na superfície, 72 voos e um pouso difícil, ela ainda tenha algo a oferecer. E graças à dedicação desta incrível equipe, não só Ingenuity superou nossos sonhos mais loucos, mas também pode nos ensinar novas lições nos anos que virão".

Nos três últimos anos, de acordo com a Galileu, o helicóptero recebeu muitos cartões-postais eletrônicos, cerca de milhares, com mensagens de apoio em um site oficial da missão. Um vídeo sobre as mensagens foi produzido pela equipe responsável. A aeronave vai continuar a coletar dados diários em sua localização atual (Valinor Hills).

Armazenamento de dados

O helicóptero irá coletar informações de temperatura e imagens da superfície. Segundo a equipe do Ingenuity, os dados mais recentes da aeronave confirmou que a atualização do software foi bem-sucedida e esse sistema irá permitir que dados continuem sendo coletados ainda que o contato com a Perseverance seja cancelado.

Caso algum componente elétrico importante falhe no futuro ou o objeto perca energia por qualquer motivo que seja, as informações coletadas serão armazenadas a bordo, com capacidade de até 20 anos de dados diários.