Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Marte

Penhascos de gelo entre dunas são flagrados por sonda em Marte

Detalhes importantes do Planum Boreum, o polo norte de Marte, foram revelados por sonda; as imagens foram recentemente divulgadas pela ESA

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 06/03/2024, às 07h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dunas de areia encontram gelo empilhado no polo norte de Marte - Divulgação/The European Space Agency
Dunas de areia encontram gelo empilhado no polo norte de Marte - Divulgação/The European Space Agency

No dia 28 de fevereiro, a ESA divulgou imagens da região polar de Marte capturadas pela sonda Mars Express. Essa área, conhecida como Planum Boreum, apresenta uma paisagem fascinante, onde dunas de areia se misturam com camadas de gelo empoeirado, estendendo-se por cerca de 1.000 km.

As imagens revelam detalhes impressionantes, como o início do Planum Boreum à direita do quadro, onde as camadas de gelo começam a se acumular em rugosidades distintas, enquanto as regiões de maior altitude exibem tonalidades vermelhas, brancas ou marrons, contrastando com as áreas de menor altitude em tons de azul e verde.

Topografia da região polar de Marte / Crédito: Divulgação/ESA

Essas camadas são testemunhas da complexa história climática de Marte ao longo de milhões de anos, formadas pela deposição gradual de poeira, água gelada e geada.

Fina camada de gelo

Segundo o portal Galileu, durante o inverno marciano, uma fina camada de gelo seco cobre essas camadas, desaparecendo na chegada do verão.

A ausência de sinais de erosão em terrenos lisos sugere que essa área é jovem e relativamente intocada por rochas espaciais. A presença de falésias semicirculares, com dunas de areia cobertas de gelo em suas curvas, adiciona mais complexidade à paisagem marciana.

A Mars Express tem sido uma ferramenta fundamental na exploração de Marte desde 2003, revelando detalhes geológicos importantes, como cristas esculpidas pelo vento, buracos vulcânicos, crateras de impacto e falhas tectônicas.

+ Confira aqui a pesquisa divulgada pela ESA.