Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Naufrágio do século 19 é descoberto em Michigan, nos Estados Unidos

Destroços do navio Milwaukee, naufragado há 137 anos após colidir com outra embarcação, foram encontrados recentemente nos EUA; confira!

Éric Moreira Publicado em 02/04/2024, às 16h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Antiga fotografia do navio Milwaukee, naufragado em 1886 - Reprodução/Facebook/Michigan Shipwreck Research Association
Antiga fotografia do navio Milwaukee, naufragado em 1886 - Reprodução/Facebook/Michigan Shipwreck Research Association

No último dia 23 de março, pesquisadores da Michigan Shipwreck Research Association divulgaram em publicação no Facebook a descoberta de dos destroços do antigo navio Milwaukee, naufragado há mais de 130 anos, após colidir com outra embarcação na costa de Holland, em Michigan, nos Estados Unidos, no dia 9 de julho de 1886.

Segundo a Revista Galileu, a descoberta foi feita a partir de um estudo das correntes de água e de antigas notícias de jornais que falaram sobre o naufrágio. O Milwaukee foi encontrado a 110 metros de profundidade em junho de 2023, mas revelado recentemente.

Este marca o 19º naufrágio que nossa equipe encontrou ao largo das costas do Oeste de Michigan", acrescenta Valerie van Heest, responsável por coordenar as buscas junto a seu marido, Jack van Heest, em comunicado no Facebook.

Ela também contou ao The New York Times que a embarcação foi encontrada “notavelmente intacta”, após uma varredura com um sonar em uma região que o Milwaukee pudesse ser encontrado. “Fazer uma descoberta é aprender algo sobre estes navios desaparecidos e depois partilhá-la com o público. E, em grande parte, é um lembrete de como a região dos Grandes Lagos foi desenvolvida e colonizada”, contou a pesquisadora.

Algumas semanas após a embarcação ser identificada, um veículo subaquático operado remotamente (ROV) equipado com uma câmera foi levado até o local, onde a descoberta do naufrágio foi confirmada.

+ 'Santo Graal dos naufrágios' pode começar a ser retirado do fundo do mar em abril

Imagem do ROV do Milwaukee / Crédito: Reprodução/Facebook/Michigan Shipwreck Research Association

Queda do Milwaukee

Após uma carreira de 18 anos, o cargueiro a vapor Milwaukee colidiu com outro navio, o C. Hickox, no Lago Michigan, no dia 9 de julho de 1886, devido à baixa visibilidade pela neblina. Felizmente, a maioria dos tripulantes de ambos os navios sobreviveu.

Na ocasião do acidente, o Milwaukee viajava de Chicago em direção a Muskegon, no Michigan, onde recolheria uma carga de madeira. O Hickox, por sua vez, estava lotado da mesma carga.

Na noite do naufrágio, o vigia do Milwaukee chegou a perceber as luzes de outro navio, e notificou no mesmo instante o capitão. Por padrão, a velocidade do navio deveria ser reduzida, para o desvio ser feito em segurança — porém, os capitães de ambos os navios acreditavam que a visibilidade estava boa, e não fizeram nada, o que acarretou na tragédia.

Logo após a colisão, a tripulação do Milwaukee esticou a vela sobre o lado danificado para reduzir o fluxo de água e, assim, demorar mais para afundar, para que todos escapassem em segurança em botes salva-vidas.

+ Estudo identifica 10 naufrágios de diferentes eras ao redor de ilha na Grécia

Duas horas após a colisão, o Milwaukee terminou finalmente de afundar. Vale mencionar que os capitães das duas embarcações perderam suas licenças temporariamente após o ocorrido, devido à falta de cuidado em seus atos.