Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bispo

Negociações fracassam e bispo católico volta a ser preso na Nicarágua

Bispo foi condenado a mais de 26 anos de prisão por acusações de traição

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 06/07/2023, às 10h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O bispo Rolando Álvares - Divulgação / Twitter
O bispo Rolando Álvares - Divulgação / Twitter

O bispo católico da Nicarágua, Rolando Álvarez, foi novamente encarcerado após o fracasso das negociações entre o governo e representantes da Igreja sobre os termos de sua libertação.

O jornal Confidencial informou, citando fontes diplomáticas e da Igreja, que as negociações chegaram a um impasse em relação à questão de Álvarez consentir ou não em deixar a nação governada por Daniel Ortega, além da possível libertação de outros padres detidos.

O religioso havia sido libertado na noite da última segunda-feira, dando início às negociações sobre sua possível expulsão do país, conforme relatado por uma fonte diplomática à Reuters. Naquele momento, já se considerava a possibilidade de que o padre retornasse à prisão caso se recusasse a deixar a Nicarágua. As informações são da agências Reuters.

Condenado a 26 anos

O bispo foi condenado em fevereiro a mais de 26 anos de prisão por acusações de traição, após recusar ser deportado para os Estados Unidos. Ele é conhecido como um crítico proeminente do governo de Ortega.

De acordo com a fonte, o conflito entre a Igreja Católica e o governo remonta a 2018, quando autoridades políticas chamaram líderes religiosos para mediarem protestos antigovernamentais que resultaram em mais de 300 mortes no país.