Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tradição

Nepal: Jovem isolada por menstruar falece após picada de cobra

A adolescente estava isolada como parte de uma prática tradicional do país, que é proibida

Redação Publicado em 11/08/2023, às 16h48 - Atualizado às 17h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto ilustrativa de cobra - Foto de Pexels, via Pixabay
Foto ilustrativa de cobra - Foto de Pexels, via Pixabay

No Nepal, uma tragédia chocante revela as consequências de uma tradição arcaica. Uma jovem de 16 anos, Anita Chand, perdeu a vida após ser forçada a passar pelo ritual de "chhaupadi", que a impeliu a um isolamento em uma cabana durante seu período menstrual. Esse rito controverso, apesar de proibido em 2005, persiste em áreas remotas e conservadoras.

Anita vivia próximo à fronteira com a Índia e, segundo informações do The Guardian, teria sido picada por uma cobra enquanto estava em repouso, provavelmente dormindo na cabana de isolamento. O "chhaupadi", que significa impureza na cultura local, restringe as mulheres menstruadas de diversas atividades, considerando-as impuras.

Tocar alimentos, ícones religiosos e até homens é proibido, levando-as a serem confinadas em cabanas rudimentares e vulneráveis, segundo a Folha de S. Paulo. Casos de mulheres expulsas de suas casas e isoladas com seus bebês recém-nascidos também são relatados. A infração a essa proibição pode acarretar pena de até três meses de prisão e multa.

Caso similar

O incidente despertou investigações da polícia do distrito de Baitadi, onde Anita residia, já que sua família negou que ela estivesse menstruada. Este não é o primeiro caso desse tipo, sendo a última tragédia associada a essa prática em 2019, quando Parbati Buda Rawat perdeu a vida em circunstâncias semelhantes.

Esforços foram feitos para extinguir o "chhaupadi" através de programas e destruição de cabanas, mas especialistas apontam para um ressurgimento dessa tradição nos últimos meses, possivelmente devido à suspensão das campanhas de direitos das mulheres durante a pandemia do coronavírus.