Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Lâmina no abdome

Nepalês sobrevive após ser deixado com lâmina de 15 centímetros no abdome

Caso envolvendo jovem de 22 anos foi relatado em artigo científico publicado este mês

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 20/09/2023, às 07h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lâmina ficou alojada no corpo do rapaz - Divulgação/Cureus/Ashish P. Rajbhandari
Lâmina ficou alojada no corpo do rapaz - Divulgação/Cureus/Ashish P. Rajbhandari

Um nepalês de 22 anos de idade sobreviveu após ter sido deixado pelos médicos com uma lâmina de 15 centímetros alojada em seu abdome. Ele, que foi esfaqueado durante uma briga, declarou não se lembrar do ocorrido, uma vez que estaria embriagado.

Após o ataque, o jovem foi levado a um posto de saúde local, onde um profissional suturou seu ferimento sem verificar se havia algo retido em sua barriga, e então ele foi liberado.

Um dia depois, conforme destacou o portal UOL, o paciente procurou o pronto-socorro devido a dores leves e contínuas na parte inferior esquerda do abdome. A princípio, ele não apresentava inchaço ou sintomas de problemas gastrointestinais, como náusea, diarreia ou prisão de ventre, apesar de ter uma ferida suturada no lado direito e sensibilidade acima do quadril esquerdo.

Os médicos decidiram então realizar uma radiografia do abdome do jovem e fizeram uma descoberta "incomum e surpreendente": a lâmina de 15 centímetros usada no ataque ainda estava alojada em sua barriga. Felizmente, porém, nenhum dos órgãos ao redor foi gravemente afetado.

Artigo

O caso foi relatado em um artigo médico publicado em 2 de setembro na revista científica Cureus, assinado pelo cirurgiãoAshish P. Rajbhandari.

Conforme Rajbhandari descreveu no artigo, havia apenas um pequeno corte de 1 centímetro de comprimento na parte frontal do fígado, e isso provavelmente ocorreu no ataque inicial, devido à localização do fígado no abdome superior direito. Após a descoberta da lâmina, os médicos a removeram cirurgicamente. O paciente se recuperou completamente e foi liberado do hospital cinco dias depois.