Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Luz

No centro de São Paulo, moradores exigem luz de volta

Moradores da rua dos Gusmões impediram funcionários da ENEL deixar o local sem restabelecer a luz

Redação Publicado em 07/12/2022, às 16h10 - Atualizado em 09/12/2022, às 15h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de lâmpada - Getty Images
Imagem ilustrativa de lâmpada - Getty Images

No centro de São Paulo, moradores da da rua dos Gusmões, na região da Santa Ifigênia, não deixaram funcionários da Entidade Nacional de Eletricidade (ENEL) deixarem o local no último domingo, 4,  antes de restabelecer a energia da rua. Os moradores do local já estavam sem luz desde a tarde de quinta-feira, 1, quando iniciou uma falha na transmissão local, por volta das 14h. 

Segundo habitantes da região, para solucionar o caso que teve furto de cabos, os empregados da ENEL comentavam sobre a falta de segurança da rua, que abriga alguns dependentes químicos da Cracolândia

A ENEL disse em uma nota que o reparo demorou devido à falta de segurança da região. A Entidade ainda disse que só na região da Cracolândia há um concentrado de 42% dos 219 relatos referentes a furtos de cabos subterrâneos na capital paulista

A falta de energia na região ainda prejudicou o fornecimento de água para o prédio da região, pois fez parar o funcionamento de uma das bombas da construção. 

Os relatos dos moradores

Dentre os moradores da rua, a pedagoga Paula Oliveira, 48, disse à Folha de São Paulo como conseguiram mobilizar os funcionários a serviço da ENEL para que eles não saíssem do bairro antes da manutenção: "Eles estavam em uma rua, quando uma vizinha os viu e nos avisou. Falaram que estavam com o nosso protocolo, mas que não iriam à nossa rua, porque estava cheia de usuários. Daí nós falamos que não iriam sair de lá enquanto não resolvessem o nosso problema".  

Ainda, uma a dona de casa e gestanteStefani Magalhães, 28, comentou sobre o perrengue que foi subir as escadas do prédio  enquanto estava sem energia a rua: "Muitos não podem entender, mas subir sete lances de escada, grávida de oito meses e acompanhada de uma criança de três anos, no escuro, não é fácil". 

ATUALIZAÇÃO!

Ao site Aventuras na História, a ENEL enviou um comunicado a respeito do episódio. Confira abaixo!

"A empresa esclarece que seus técnicos em momento algum foram forçados por moradores a permanecer no endereço mencionado e afirma que o atraso no serviço ocorreu porque a região é considerada de risco por conta do consumo ilegal de entorpecentes durante o dia e a noite.

A concessionária esclarece que no dia 1º de dezembro de 2022 foi aberta uma ocorrência de falta de energia na região. Entre os dias 02 e 03 de dezembro, foram feitas quatro tentativas de atendimento no local sem sucesso. Em todas as vezes, os técnicos da Enel foram hostilizados por usuários de drogas e/ou traficantes que não permitiram o trabalho.

Para garantir a integridade física de seus colaboradores foi necessário que a equipe recuasse em todas as tentativas de atendimento, que saiu do local sem qualquer resistência. Após o ocorrido, a área de operações da Enel solicitou o apoio aos órgãos de segurança pública.

No dia 04/12, com o apoio de cinco viaturas da polícia, os técnicos da Enel puderam concluir o serviço e reestabelecer a energia".