Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Irã

Polícia iraniana lança nova campanha para fiscalizar uso de véu por mulheres

Motoristas e passageiras que forem avistadas sem o véu receberão advertência diferenciada

Redação Publicado em 03/01/2023, às 09h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Grupo liderado por mulheres em protesto no Irã - Getty Images
Grupo liderado por mulheres em protesto no Irã - Getty Images

Mais de três meses depois da morte da jovem Mahsa Amini, após a qual diversos protestos foram convocados, as autoridades iranianas decidiram lançam uma nova campanha a fim de fiscalizar o uso do hijab por parte das mulheres.

Centenas de pessoas já foram mortas em meio aos protestos, que ocorrem desde o final de setembro, além de que milhares de outras acabaram sendo presas.

A nova campanha, conforme informou um responsável da polícia à agência de notícias Fars, recebeu o nome de "Nazer-1", que significa "vigilância" em persa.

O que diz a Nazer-1

Agora, de acordo com informações da agência RFI, se uma mulher for vista dirigindo sem o véu, o proprietário recebe uma mensagem pedindo que o hijab seja respeitado e que o episódio não se repita. O mesmo vale para passageiras que sejam flagradas desrespeitando a norma.

A princípio, a única medida a ser aplicada deve ser o envio de mensagens de texto. No entanto, diversos parlamentares declararam, recentemente, que as autoridades podem passar a cobrar multas em breve. Antigamente, o veículo dos infratores permanecia imobilizado por um período de semanas.