Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Mundo animal

A pomba branca que salvou um motorista de multa

Em 2019, um alemão recebeu um sinal “do Espírito Santo” com uma pomba branca ao escapar de pagar uma multa

Redação Publicado em 03/07/2022, às 07h00

Pomba branca voando na frente do carro em alta velocidade na Alemanha - Divulgação/Viersen District Police
Pomba branca voando na frente do carro em alta velocidade na Alemanha - Divulgação/Viersen District Police

Quando Jesus foi batizado, o espírito de Deus “desceu sobre ele” em forma corpórea, como uma pomba, descreveu o Novo Testamento. Para se referir ao Espírito Santo, embora a cor não seja especificamente mencionada na obra, costumes da época mostram como as pombas sempre eram brancas nas representações.

Outra passagem da Bíblia que transformou a pomba branca no famoso símbolo da paz que temos hoje apareceu no capítulo 8 do Gênesis, do Velho Testamento, quando Noé enviou uma pomba para saber se as águas já haviam baixado com o dilúvio, enquanto esperava na arca.

Ao longo dos séculos, o pássaro acabou virando uma verdadeira alegoria para o que as histórias bíblicas queriam representar; pessoas soltam pombas brancas em casamentos e podem entender que significa algo quando se deparam com elas em episódios comuns da vida diária.

Para um motorista da cidade de Viersen, na Alemanha, uma pomba branca simbolizou algo bastante curioso: se livrar de uma multa que pagaria por dirigir em alta velocidade em uma das ruas do distrito em 2019.

Salvo por uma pomba branca

O homem estava dirigindo em alta velocidade e foi flagrado pelas câmeras do radar de velocidade em maio de 2019. No entanto, quando a foto ia ser feita para que sua identidade fosse registrada pelas autoridades, a pomba voou na frente de seu pára-brisa, tampando seu rosto.

Incapaz de identificar quem era o motorista que descumpria as leis de trânsito da cidade, a polícia de Viersen não conseguiu cobrar a multa de 105 euros, o equivalente a cerca de R$ 576, do alemão em questão.

Segundo reportou a BBC na época, o sujeito guiava seu carro a 54km/h em uma parte da rodovia em que a velocidade máxima permitida era de 30km/h, o que deveria resultar na multa, da qual ele escapou graças às asas da pomba em pleno voo encobrindo seu rosto.

Em um comunicado descontraído, a polícia de Viersen escreveu que talvez "não tenha sido por acaso que o Espírito Santo" interveio na situação. "Nós entendemos o sinal e vamos deixar o apressadinho em paz desta vez”, brincou o órgão.

"Mas esperamos que o apressadinho abençoado também entenda esse 'sinal dos céus' e dirija de forma apropriada no futuro", completaram as autoridades.

Os oficiais foram capazes de identificar a placa do veículo, ainda que o rosto do motorista tenha sido coberto pelas asas da pomba branca. Mas, ainda assim, o homem não teve que pagar a multa "graças ao anjo da guarda emplumado que parece ter aberto cuidadosamente suas asas".

Brincando com a situação, eles destacaram que o pássaro também deveria pagar uma multa por estar voando tão rápido em um trecho com limite de velocidade, assim como o imposto para carros.

"No entanto, como não sabemos aonde ela precisa chegar a tempo do Pentecostes [celebração do calendário cristão que comemora a descida do Espírito Santo] , também vamos ter misericórdia”, acrescentaram.