Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Iraque

No Iraque, imprensa é obrigada a trocar termo 'homossexualidade' por 'desvio sexual'

A Comissão de Comunicações e Mídia do Iraque ainda proibiu o uso do termo gênero

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 09/08/2023, às 11h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Filmebetrachter por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Filmebetrachter por Pixabay

A entidade reguladora da mídia no Iraque emitiu recentemente uma diretriz ordenando que todas as empresas de mídia e plataformas de redes sociais que operam no país cessem o uso do termo "homossexualidade", substituindo-o pela expressão "desvio sexual".

A Comissão de Comunicações e Mídia do Iraque divulgou um comunicado no qual também determinou a proibição do emprego do termo "gênero", conforme destacou o portal de notícias UOL.

Vale destacar ainda que empresas de telecomunicações e provedores de internet foram proibidos de utilizar esses termos em qualquer um de seus aplicativos.

Penalidade

Embora a penalidade por desobedecer essa regra ainda não tenha sido determinada, um porta-voz do governo indicou que ela pode incluir a imposição de uma multa.

No Iraque, a homossexualidade não é explicitamente criminalizada, contudo, o governo tem usado cláusulas relacionadas à moralidade presentes em seu código penal para direcionar medidas contra membros da comunidade LGBTQIA+.