Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Prêmio Nobel

Nobel de Física volta ao trabalho após notícia sobre prêmio

Após receber a distinção, a professora voltou a dar aula para seus alunos

Redação Publicado em 03/10/2023, às 15h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Anne L’Huillier - Reprodução/Redes Sociais/X/@NobelPrize
Anne L’Huillier - Reprodução/Redes Sociais/X/@NobelPrize

Após ter sido agraciada com o Prêmio Nobel de Física de 2023, a professora francesa Anne L’Huillier voltou ao trabalho. Segundo o perfil oficial da premiação, instantes após ter recebido a informação, Anne retornou para a sala de aula da Universidade de Lund, na Suécia.

A francesa, que leciona a disciplina de física atômica na instituição citada, ganhou o reconhecimento “por métodos experimentais que geram pulsos de luz de attossegundos para o estudo da dinâmica de elétrons na matéria”, em uma colaboração com outros dois cientistas, Pierre Agostini e Ferenc Krausz.

Segundo repercutiu a CNN Brasil, o perfil do Nobel no X, antigo Twitter, escreveu:

Alerta de professora dedicada! Nem mesmo o Prêmio Nobel 2023 em Física conseguiu separar Anne L’Huillier de seus alunos. Nossa nova laureada em física estava ocupada dando uma aula. Durante um intervalo programado, ela ouviu a notícia. Após o telefonema, L’Huillier voltou direto para seus alunos”.

Outros detalhes 

A organização também comentou sobre o estudo dos três:

Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier demonstraram uma maneira de criar pulsos de luz extremamente curtos que podem ser usados ​​para medir os processos rápidos nos quais os elétrons se movem ou mudam de energia. As contribuições dos laureados permitiram a investigação de processos tão rápidos que antes eram impossíveis de acompanhar”.