Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Noruegueses se surpreendem com explosão e queda de meteoro no céu

Na madrugada do último domingo, 25, o país registrou o fenômeno raro, que iluminou o céu; veja vídeos

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 26/07/2021, às 15h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Câmera registra meteoro no céu da Noruega - Divulgação/Youtube/Guardian News
Câmera registra meteoro no céu da Noruega - Divulgação/Youtube/Guardian News

No último domingo, 25, câmeras de segurança registraram um fenômeno raro na Noruega. A queda de um meteoro durante a madrugada iluminou o céu do país e intrigou moradores. Inúmeros portais repercutiram o evento, inclusive o G1.

O clarão causado pela explosão do meteoro veio acompanhado de um forte ruído que, embora tenha assustado muitos noruegueses, não trouxe nenhum efeito negativo, não causando nenhum estrago. 

O fenômeno começou a ser observado a partir da 1h da manhã em horário local, conforme os relatos chegavam às autoridades. De acordo com o departamento de meteorologia norueguês, o meteoro atingiu 20 quilômetros por segundo ao chegar na órbita da Terra, conforme a CNN Brasil.

Para Morten Bilet, da Meteor, “isso foi uma loucura”. "O que tivemos na noite passada foi uma grande rocha viajando provavelmente entre Marte e Júpiter, que é nosso cinturão de asteróides”, explicou o especialista.

Ele afirmou ainda que, quando tal fenômeno, considerado raro no país, acontece, “cria um estrondo, luz e muita empolgação entre nós [especialistas] e talvez algum medo entre outros".

A cena que causou um clarão no céu a partir da queda da bola de fogo foi registrada por uma câmera de segurança em Holmestrand, ao sul da capital norueguesa. Mas o evento também foi visto na cidade de Trondheim, que está a 393 km de Oslo.