Notícias » Ciência

Nova espécie de sapo recebe nome que homenageia Greta Thunberg

Os cientistas envolvidos na descoberta apontaram a relação do animal com a ambientalista sueca

Wallacy Ferrari Publicado em 12/01/2022, às 12h14

Sapo em montagem com Greta
Sapo em montagem com Greta - Divulgação/ZooKeys/Getty Images

Em trabalho conjunto, pesquisadores de universidades do Panamá, Brasil, Alemanha e República Tcheca descobriram uma nova espécie de sapo durante uma expedição científica na região de Cerro Chucantí, no Panamá, classificando o animal em estudo publicado na revista científica ZooKeys.

O sapo conta com características marcantes e ‘cartunescas’; com grandes olhos escuros, cabeça maior e coloração do ventre, ele apresenta semelhanças com outros sapos do gênero Pristimantis, comumente encontrados nas Américas do Sul e Central, sendo 13 variações dela localizadas somente no Panamá.

Contudo, em decorrência do desmatamento na região onde o animal foi descoberto, os pesquisadores decidiram homenagear a ambientalista sueca Greta Thunberg no nome científico do animal, Pristimantis gretathunbergae, visando atrair holofotes na região e auxiliar na preservação da biodiversidade local.

“Como uma espécie de destaque, esse novo sapo pode ajudar a preservar a floresta Chucantí, incluindo diversas espécies recém-descritas, conhecidas apenas nessa área isolada no leste do Panamá”, escreveram os pesquisadores no enredo do estudo.

+Leia o estudo completo, publicado na revista científica ZooKeys, clicando aqui.