Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / OceanGate

Novo vídeo simula, em detalhes, implosão de submersível da OceanGate

As novas imagens em 3D detalham o momento onde todos que estavam a bordo faleceram abruptamente

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 22/07/2023, às 13h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do Titan - Divulgação / OceanGate / Facebook
Imagem do Titan - Divulgação / OceanGate / Facebook

Um impressionante vídeo de animação, que simula a implosão do submersível Titan da OceanGate no Oceano Atlântico, está fazendo sucesso no YouTube com mais de 14 milhões de visualizações. A animação reproduz, em detalhes, como a pressão no submersível causou sua implosão em questão de milissegundos.

O vídeo utiliza um modelo realístico do veículo da empresa OceanGate e foi compartilhado pelo canal "AiTelly" no YouTube, acumulando mais de 70 mil curtidas. Segundo a simulação, a implosão teria ocorrido devido à fragilidade do casco de carbono, que poderia ter "trincado e quebrado repentinamente" durante a viagem.

Além de detalhar o momento impactante da implosão, o vídeo também esclarece a diferença entre um submersível, como o da OceanGate, e um submarino. Enquanto o submersível precisa ser orientado por um navio remotamente, o submarino é autônomo, permitindo longas viagens e permanência submersa por meses.

A implosão do Titan

O submarino Titan passou a se aventurar pela costa de Newfoundland, no Canadá, no dia 18 de junho. A missão do submersível era visitar os destroços do famoso RMS Titanic — naufragado em 15 de abril de 1912.

Mas a falta de comunicação mobilizou uma intenso trabalho de buscas pelo submersível. O destino do submarino Titan só foi anunciado no dia 22, quando a Guarda Costeira confirmou a 'implosão catastrófica' do submersível. Os cinco tripulantes tiveram uma morte instantânea. A tragédia aconteceu no próprio dia 18, horas antes da OceanGate alertar o sumiço de sua embarcação.