Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Solstício de Verão

O que faz o 21 de dezembro ter o dia mais longo do ano?

Fenômeno anual atinge o Hemisfério Sul do globo e terá seu auge no Brasil às 18h48 (do horário de Brasília); entenda!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 21/12/2022, às 11h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay
Imagem ilustrativa - Pixabay

O fato pode até passar despercebido para muitos, mas o 21 de dezembro, mais conhecido como hoje, terá o dia mais longo do ano para parte do planeta. Afinal, os países do Hemisfério Sul passarão pelo solstício de verão

O fenômeno, caracterizado pelo desalinhamento da Linha do Equador, ocorre quando um dos pólos da Terra tem sua inclinação máxima em direção ao sol, cerca de 23,5º, o que faz com que essa parte do planeta receba mais raios solares. 

Ou seja, o hemisfério atingirá seu pico de iluminação. Aqui no Brasil, este auge acontecerá às 18h48 (horário de Brasília). Desta forma, o solstício de verão é marcado por ter o dia mais longo do ano e, consequentemente, a noite mais curta. 

Mudanças climáticas

Segundo o G1, o início do verão, além de ser marcado pela elevação das temperaturas pelo país, também é característico pelas mudanças rápidas nas condições meteorológicas em quase todo o território nacional. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as exceções são o extremo sul do Rio Grande do Sul, o leste do Nordeste e o nordeste de Roraima. 

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas, na estação, são ocasionadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, enquanto que no norte das regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical é o principal sistema responsável pela ocorrência de chuvas”, explica o órgão.