Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Influenza aviária

O que se sabe sobre o caso suspeito de influenza aviária no Brasil

A suspeita de influenza aviária em humano está em análise pelo Ministério da Saúde

Redação Publicado em 18/05/2023, às 14h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de vírus - Imagem de Crissa via Pixabay
Imagem ilustrativa de vírus - Imagem de Crissa via Pixabay

Na última quarta-feira, 17, o Ministério da Saúde divulgou um comunicado referente à suspeita de um caso de influenza aviária em humano no Brasil. Na nota divulgada, conforme repercutiu o UOL com informações do Estadão Conteúdo, o Ministério dizia que "acompanha e está dando o suporte necessário ao Estado do Espírito Santo desde a notificação, nesta quarta-feira (17), de um caso suspeito de influenza aviária em humano em Vitória (ES)".

Segundo dados divulgados pelo órgão, o indivíduo que está em observação se trata de um homem de 61 anos, que é funcionário de um parque onde uma ave teve resultado positivo para a doença. O humano apresenta sintomas gripais leves, e se encontra isolado e monitorado por equipes de saúde do município. 

Além disso, o Ministério da Saúde relatou que “a amostra do paciente suspeito e de outras 32 pessoas que também trabalham no parque estão em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo. Após a análise, as amostras também serão enviadas para a Fiocruz, que é o laboratório de referência para o Estado". 

Outros detalhes 

Segundo o órgão, eles deixaram em destaque que "não foram registrados casos confirmados de influenza aviária A (H5N1) em humanos no Brasil. A transmissão da doença ocorre por meio de contato com aves doentes, vivas ou mortas. E, de acordo com o que foi observado no mundo, o vírus não infecta humanos com facilidade e, quando isso ocorre, geralmente a transmissão de pessoa para pessoa não é sustentada".