Notícias » Arte

Obra de Michelangelo será leiloada por lance mínimo de R$ 150 milhões

A pintura intitulada ‘Giovane nudo’ teria sido desenhada pelo pintor italiano no começo de sua carreira; confira

Penélope Coelho Publicado em 08/04/2022, às 09h26

Retrato de Michelangelo pintado pelo artista Daniele da Volterra
Retrato de Michelangelo pintado pelo artista Daniele da Volterra - Divulgação/ Wikimedia Commons/ Domínio Público

Na última quinta-feira, 7, a casa de leilões da Inglaterra, Christie's, anunciou uma importante venda: o primeiro nu desenhado pelo famoso pintor italiano Michelangelo (1475 – 1564).

Trata-se da obra intitulada ‘Giovane nudo’ (jovem nu, em tradução livre para o português). O desenho considerado “extremamente raro” foi redescoberto na coleção de um francês. Especialistas informam que a pintura foi realizada por Michelangelo ainda no início de sua carreira, com inspiração em um afresco na capela Brancacci, em Florença, na Itália.

De acordo com informações publicadas pelo jornal O Globo, a casa de leilões informou que o lance mínimo para a obra é de 30 milhões de euros, cerca de R$ 150 milhões na cotação atual da moeda. Os lances para a compra do desenho serão recebidos a partir do dia 18 de maio.

A Christie’s pontua que a venda do quadro é de extrema importância para o mercado, por trazer o desenho de uma das principais figuras do início do Renascimento:

"A venda do desenho traz ao mercado um desenho excepcional e fascinante de uma das maiores figuras da arte ocidental", diz o comunicado oficial.