Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Oficina celta de 2,3 mil anos é descoberta na República Tcheca

O local pode ter sido centro comercial e cultural, contendo vários objetos de vidro

Éric Moreira, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 27/07/2023, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da antiga oficina celta descoberta na República Tcheca - Divulgação/Čižmář et al
Fotografia da antiga oficina celta descoberta na República Tcheca - Divulgação/Čižmář et al

De maneira inédita, arqueólogos do Instituto de Patrimônio Arqueológico de Brno conseguiram confirmar, no sítio arqueológico de Němčice, na República Tcheca, a existência de uma estrutura curiosa: uma oficina de vidros. O local, descoberto originalmente há 20 anos, é um dos assentamentos mais importantes do período La Tène — entre os séculos III e II a.C. — da Europa Central, onde muitas moedas de ouro e prata já foram encontradas.

Em 2002, quando o assentamento foi descoberto, diversas pulseiras de vidro e contas foram encontradas no local. Por isso, desde então arqueólogos trabalhavam com a hipótese de que a região fosse um importante centro de produção de vidro, o que só foi confirmado com as escavações recentes.

Ninguém sabe exatamente como os celtas faziam as pulseiras de vidro", conta Ivan Čižmář, líder da pesquisa, em comunicado. "Portanto, estávamos interessados ​​em qualquer coisa que nos dissesse algo sobre essa tecnologia de produção."

Achado surpreendente

Então, pensando em descobrir a origem dos artefatos de vidro encontrados na região, a equipe de Čižmář conduziu novas escavações em uma área específica onde vários destes itens foram encontrados na superfície. E, conforme descrito no estudo publicado na Antiquity, mesmo que não tenham sido encontradas as ferramentas utilizadas na produção de vidro, várias outras peças, completas e incompletas, foram encontradas; ou seja, possivalmente eram realmente produzidas em Němčice.

Além das numerosas contas de vidro e pulseiras, novos achados também ocorreram com as escavações, como antigas peças de âmbar também em diferentes estágios de acabamento. Porém, outra descoberta mais chamativa é a de um espaço cujos destroços indicavam natureza religiosa.

A presença dessas prováveis ​​características sagradas em Němčice indica o caráter do local não apenas como um centro comercial e de produção, mas também como sede de uma elite e um centro cultural", explica Čižmář.