Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Índia

Onda de calor teria provocado a morte de 166 pessoas na Índia

Algumas partes do país estão atualmente enfrentando temperaturas de até 45°C; entenda!

Redação Publicado em 19/06/2023, às 12h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de mulher carregando água para casa durante a onda de calor de 2022 - Getty Images
Fotografia de mulher carregando água para casa durante a onda de calor de 2022 - Getty Images

Uttar Pradesh e Bihar, os dois estados mais populosos da Índia, estão enfrentando uma letal onda de calor nos últimos dias que supostamente já teria contribuído para a perda de 166 vidas. 

Segundo informações do The Guardian, as temperaturas na região têm chegado a 45°C, sendo acompanhadas também por grande umidade. Adicionalmente, o calor não tem previsão para diminuir pelas próximas semanas.

Além das vítimas fatais, muitos indianos teriam sido internados para lidar com os sintomas causados pelas altas temperaturas, conforme o Sky News. 

Apuração 

96 dessas mortes teriam sido concentradas em um único distrito, despertando a desconfiança das autoridades.

Brajesh Pathak, o ministro da saúde de Uttar Pradesh, anunciou o início de uma investigação a respeito dessas fatalidades, que foram registradas todas por um único médico — que, vale apontar, foi transferido do cargo que ocupava antes mesmo de que uma conclusão tenha sido alcançada. 

Outro detalhe de relevância é que, ao analisarem os casos dos indivíduos cujos óbitos foram conectados à onda de calor, outros profissionais de saúde discordaram da causa de morte. O motivo para isso seria que os sintomas deles não seriam realmente compatíveis com quadros de hipertermia

A investigação do ocorrido, porém, ainda está em andamento, também de acordo com o The Guardian.