Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Oppenheimer

Oppenheimer: Índia critica cena polêmica considerada ‘ataque ao hinduísmo’

Comissário do governo indiano pede para cena de sexo ser retirada do longa; entenda!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 24/07/2023, às 10h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'Oppenheimer' (2023) - Divulgação
Cena do filme 'Oppenheimer' (2023) - Divulgação

Oppenheimer estreou na última semana, mas já vem sendo alvo de críticas. O filme sobre o pai da bomba atômica gerou enorme polêmica na Índia devido a uma cena de sexo considerada um "ataque contundente ao hinduísmo".

+ Por que Albert Einstein aparece em ‘Oppenheimer’?

Na cena em questão, J. Robert Oppenheimer (interpretado por Cillian Murphy) faz sexo com Jean Tatlock (Florence Pugh) quando a jovem interrompe o ato para ir até uma estante de livros. Por lá, ela pega uma cópia de Bhagavad Gita e pede para o físico ler um trecho. Neste momento, Oppenheimer cita a célebre frase usada pelo físico na vida real após a explosão da primeira bomba nuclear:

Eu me tornei a morte, destruidora de mundos".

Polêmica

A cena, porém, gerou enorme mal-estar na Índia. No Twitter, Uday Mahurkar, comissário de informações do governo indiano, escreveu uma mensagem ao diretor Christopher Nolan: "Chegou ao nosso conhecimento de que o filme 'Oppenheimer' contém uma cena que faz um ataque contundente ao hinduísmo".

"Ela está segurando Bhagwad Geeta em uma mão e a outra parece estar ajustando a posição de seus órgãos reprodutivos", continua Mahurkar. "O Bhagwad Geeta é uma das escrituras mais reverenciadas do hinduísmo. Geeta tem sido a inspiração para incontáveis sanyasis, brahmacharis e lendas que vivem uma vida de autocontrole e realizam nobres ações altruístas".

O comissário ainda alegou não ter compreendido a intenção da cena, considerando-a "um ataque direto às crenças religiosas de um bilhão de hindus tolerantes".

Por fim, Uday Mahurkar pediu para que Hollywood seja mais sensível com o hinduísmo, assim como trata o Alcorão e o islamismo — pedindo para que Nolan retire a cena em todo o mundo.

Se você optar por ignorar este apelo, isso será considerado um ataque deliberado à civilização indiana."