Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Orca argentina é gravada realizando o arriscado 'encalhe intencional', confira!

Existe apenas um único lugar no mundo inteiro em que as baleias utilizam essa estratégia de caça

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 11/04/2022, às 14h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trechos de vídeo que mostra técnica surpreendente - Divulgação/ Instagram/ @facundo._.garcia
Trechos de vídeo que mostra técnica surpreendente - Divulgação/ Instagram/ @facundo._.garcia

Todos os anos, inúmeras baleias ficam encalhadas após terem nadado muito próximo da terra firme, precisando de ajuda para voltarem ao alto-mar.

Esse não é o caso, porém, das orcas da Península Valdes, que fica localizada na Patagônia Argentina. Elas são conhecidas por caçarem suas presas através de uma técnica arriscada conhecida como "encalhe intencional", de acordo com o Europa Press. 

Os animais dessa região vão até o fim das ondas, onde não conseguem mais nadar, a fim de capturar suas próximas refeições. Então, sacodem o corpo até conseguirem dar meia volta, retornando ao mar com seu prêmio na boca. 

Veja abaixo um vídeo mostrando a estratégia se desenrolando: 

Um detalhe curioso é que esse estilo único de caça é um conhecimento geracional, ou seja, é ensinado pelas baleias adultas às filhotes, passando de geração em geração. Assim, são apenas as orcas da Patagônia Argentina que realizam o encalhe intencional, enquanto as que vivem em outras partes do mundo não sabem como fazê-lo. 

Conforme informações repercutidas pelo site Ecohosteria, existem duas temporadas em que é possível observar as orcas manifestando esse curioso comportamento na Península Valdes. A primeira é entre março e abril, e a segunda entre outubro e dezembro. Ambos esses períodos atraem diversos turistas para o local.