Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Os detalhes curiosos do histórico pouso na Lua realizado pela Índia

A Índia conseguiu realizar um pouso bem-sucedido no polo sul da Lua após tentativa russa fracassada

Redação Publicado em 23/08/2023, às 14h55 - Atualizado às 15h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Missão Chandrayaan-3 pousando na Lua - Reprodução/Youtube/ ISRO Official
Missão Chandrayaan-3 pousando na Lua - Reprodução/Youtube/ ISRO Official

A Índia alcançou um marco histórico ao se tornar a primeira nação a realizar um pouso bem-sucedido de uma espaçonave nos arredores do polo sul da Lua em 23 de junho. Com grande entusiasmo, o primeiro-ministro Narendra Modi declarou que a Índia estava oficialmente na Lua após o sucesso do módulo de aterrissagem Vikram, da missão Chandrayaan-3.

Esse feito notável ocorreu pouco tempo depois da tentativa frustrada da Rússia de pousar sua primeira missão lunar em 47 anos. A sonda russa Luna-25 colidiu com a superfície lunar no mesmo local onde a Índia agora triunfou. O pouso no polo sul da Lua é particularmente significativo devido às implicações científicas associadas à região.

Cientistas há muito esperavam explorar essa área, pois ela possui extensas regiões permanentemente sombreadas que podem conter gelo de água. Essas crateras permanentemente na sombra são de interesse porque podem preservar água congelada que não foi afetada pela radiação solar, podendo revelar informações preciosas sobre a história da água em nosso sistema solar.

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, também enfatiza o valor científico do polo sul da Lua. O gelo de água descoberto nessas áreas poderia desvendar mistérios sobre a formação do nosso sistema solar e potencialmente sustentar futuras missões espaciais.

 Lado oculto da Lua capturada pela Chandrayaan-3 - Crédito: Indian Space Research Organisation (ISRO)

Indícios de água

A missão lunar da Índia, Chandrayaan-1, já havia dado indícios da presença de água na Lua em 2008, estimulando a busca por essa substância crucial para a compreensão de processos planetários e possíveis explorações espaciais futuras, segundo a BBC.

A relevância dessa conquista também está relacionada à abertura de um novo capítulo na exploração espacial, uma vez que nenhum país havia conseguido pousar com sucesso no polo sul lunar. A capacidade da Índia de alcançar essa região estabelece um precedente para futuras investigações científicas, enquanto reforça sua posição como um participante significativo na exploração espacial global.

O sucesso da missão Chandrayaan-3 é celebrado não apenas como uma realização técnica, mas também como um passo significativo para desvendar os mistérios da Lua — assim como a presença de água no satélite — e enriquecer nosso conhecimento sobre o cosmos.