Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Kate Middleton

Palácio de Kensington não seria mais fonte confiável, diz agência de notícias

Após polêmica envolvendo fotografia, o Palácio de Kensington, residência oficial do príncipe William e de Kate Middleton, teria perdido a credibilidade

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 15/03/2024, às 14h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capas de jornais britânicos destacam polêmica envolvendo fotografia de Kate com os filhos - Getty Images
Capas de jornais britânicos destacam polêmica envolvendo fotografia de Kate com os filhos - Getty Images

Dias após a divulgação de uma foto, visivelmente manipulada, em comemoração ao Dia das Mães no Reino Unido, o mistério em torno da saúde da princesa de Gales, Kate Middleton, continua a gerar repercussões na mídia. Veículos de imprensa, inclusive, têm questionado a credibilidade do Palácio de Kensington, a residência oficial de William e sua esposa, e apontado que não se deve acreditar nele de agora em diante.

É o que afirma Phil Chetwynd, diretor global de notícias da Agence France-Presse (AFP), uma das maiores agências de notícias do mundo, de acordo com o portal Metrópoles.

Como com qualquer coisa, quando você é decepcionado por uma fonte, a barra é levantada … Enviamos notas para todas as nossas equipes no momento para sermos absolutamente super mais vigilantes sobre o conteúdo que chega à nossa mesa — mesmo do que chamaríamos de fontes confiáveis”, declarou ele ao portal BBC.

Fotografia foi excluída

Segundo Chetwynd, é extremamente raro remover conteúdo do ar devido à manipulação. Ele acredita que essa atitude contribui para a falta de confiança na mídia.

No caso específico, horas após a publicação da foto pelo Palácio de Kensington, agências de notícias internacionais, incluindo a AFP, excluíram a imagem de seus catálogos, alegando suspeita de manipulação no material.

Uma coisa que é realmente importante é que você não pode distorcer a realidade para o público. Há uma questão de confiança. E a grande questão aqui é a confiança, e a falta de confiança e a queda da confiança do público em geral nas instituições em geral e na mídia. E, portanto, é extremamente importante que uma foto represente amplamente a realidade em que é vista”, declarou.