Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Papa Francisco

Papa Francisco compara guerra na Ucrânia com Holodomor: 'Martírio da agressão'

Pontífice citou o "terrível genocídio do Holodomor" durante fala a fiéis que se encontravam na Praça de São Pedro

Redação Publicado em 23/11/2022, às 12h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O papa Francisco - Getty Images
O papa Francisco - Getty Images

O papa Franciscocomparou a atual guerra na Ucrânia ao "terrível genocídio do Holodomor", ocorrido durante o período em que o líder soviético Josef Stalin esteve no poder, na década de 1930. A declaração se deu nesta quarta-feira, 23, durante fala a milhares de pessoas que se encontravam na Praça de São Pedro.

"Este sábado marca o aniversário do terrível genocídio do Holodomor, o extermínio pela fome de 1932-33 que foi causado artificialmente por Stalin", declarou o pontífice, que pediu: "rezemos pelas vítimas deste genocídio e rezemos por tantos ucranianos —crianças, mulheres, idosos— que hoje sofrem o martírio da agressão".

Ucranianos e Holodomor

Conforme informou a agência de notícias Reuters, ao longo de séculos, ucranianos tiveram toda e qualquer forma de expressão de sua cultura anulada, primeiro pelos czares russos e, mais tarde, pelos soviéticos.

O Holodomor, nesse sentido, teria sido resultado dos esforços de Stalin para coletivizar a agricultura e, ao mesmo tempo, erradicar o movimento nacionalista da Ucrânia.

O evento, no entanto, divide opiniões entre historiadores. Enquanto alguns apontam que houve, de fato, um genocídio arquitetado, outros afirmam que não há provas para tal afirmação.

Desde o início da invasão russa ao território vizinho, em fevereiro deste ano, o líder da Igreja Católica vem mencionando a Ucrânia em diversos discursos, tendo alertado para o risco da crise desencadear o uso de armas nucleares, o que teria consequências desastrosas para todo o mundo.