Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Papa Francisco

Papa Francisco revela que não esperava ser papa na "3ª Guerra Mundial"

O Papa fez suas declarações a respeito da Guerra na Ucrânia durante o 'Popecast', em homenagem aos seus dez anos de papado

Redação Publicado em 13/03/2023, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do Papa Francisco - Getty Images
Imagem do Papa Francisco - Getty Images

O Papa Francisco, o primeiropapa latino-americano da história, completa nesta segunda-feira, 13, dez anos como líder da Igreja Católica. E em uma declaração feita ao 'Popecast', revelou que não imaginava que lideraria a instituição na "3ª Guerra Mundial", se referindo à Guerra na Ucrânia.

Durante sua participação no 'Popecast', podcast produzido pela mídia do Vaticano com o pontífice, e como repercutido pela Folha de São Paulo, divulgado no dia do seu aniversário de dez anos, o papa fez suas declarações a respeito da Guerra da Ucrânia e afirmou que não esperava ser papa "nos tempos da Terceira Guerra Mundial"

O Sumo Pontífice, durante o episódio de quase 10 minutos disponível em italiano, voltou a pedir paz e afirmou que "sofre em ver a morte de jovens homens"

Por trás das guerras, há a indústria de armas, o que é diabólico", disse. "Sofro em ver a morte de jovens homens –sejam eles russos ou ucranianos. É difícil".

O papa, que nasceu em Buenos Aires, na Argentina, afirmou que, como alguém que "veio dos confins do mundo", não esperava a Guerra, alegando que para ele, a Guerra Civil síria, que já passa de uma década, seria única: "Achei que a Síria ia ser única, depois vieram as outras".

Aniversário de uma década

No início do podcast, como mostram os apresentadores, Francisco pergunta o que é um podcast: "Um podcast? O que é isso? Bom... Vamos fazer". Ele descreveu seus 10 anos na chefia da instituição, dizendo:  "O tempo voa, tem pressa. Quando você quer agarrar o hoje, já é ontem. Esses dez anos foram assim: vivendo em tensão".

Para celebrar seus dez anos de papado, ele também terá uma missa. Para ela foram convidados outros cardeais, no Vaticano