Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Papa Francisco

Papa Francisco será submetido a uma cirurgia nesta quarta-feira, diz Vaticano

O pontífice deve passar os próximos dias se recuperando em um hospital de Roma

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 07/06/2023, às 07h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O papa Francisco - Getty Images
O papa Francisco - Getty Images

De acordo com um comunicado do Vaticano, o papa Francisco, de 86 anos de idade, será submetido a uma cirurgia no intestino na tarde desta quarta-feira, 7, no hospital Gemelli, em Roma. Espera-se que o pontífice permaneça internado por alguns dias.

A intervenção cirúrgica é necessária para corrigir uma laparocele, que é uma hérnia que às vezes se desenvolve sobre uma cicatriz decorrente de uma cirurgia anterior. Essa condição pode ser causada por obesidade, idade avançada ou enfraquecimento dos músculos da parede abdominal.

Após a avaliação da equipe médica do hospital nos últimos dias, foi decidido que a cirurgia, que será realizada sob anestesia geral, é necessária devido às obstruções dolorosas no intestino causadas pela condição.

Hospitalizações anteriores

No final de março, o pontífice foi hospitalizado para tratar de uma infecção respiratória, como destaca o portal de notícias G1. Inicialmente, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, anunciou que o líder da Igreja Católica passaria por exames de rotina que já estavam agendados anteriormente. No entanto, ele acabou permanecendo no hospital por alguns dias.

Posteriormente, foi revelado que o papa havia sido diagnosticado com uma infecção respiratória. Bruni compartilhou que, na época, Francisco já estava enfrentando um grande cansaço.

Essa foi a segunda vez que Francisco precisou ser hospitalizado no Hospital Gemelli. A primeira ocorreu em julho de 2021, quando ele foi submetido a uma cirurgia devido a diverticulite.

De acordo com informações do Vaticano nesta terça-feira, Francisco passou por exames de sangue e a primeira tomografia do pulmão não indicou nada preocupante.