Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tecnologia

Para ser resgatado de acidente, casal usa tecnologia surpreendente via satélite

O casal caiu em um cânion após desviar de outro veículo, capotando por 90 metros

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 20/12/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cloe Fields e Christian Zelada - Divulgação / Redes Sociais
Cloe Fields e Christian Zelada - Divulgação / Redes Sociais

Cloe Fields, 23, e Christian Zelada, 24, capotaram no Cânion do Macaco, na Califórnia, por 90 metros, no último dia 13. Os dois foram resgatados sem graves ferimentos e presos em um local que não tinha sinal de telefone.

Ambos foram resgatados graças à tecnologia via satélite do smatphone que possuíam. Em uma entrevista, Fields disse como estavam após o acidente: "Só tivemos hematomas no rosto, cortes e um pouco de dor no pescoço e, agora, uma leve concussão".

John Gilbert, o sargento do Departamento de Polícia do Condado de Los Angeles, disse que foi um “milagre” o casal ter sobrevivido. "Normalmente temos fatalidades. É [uma região] muito íngreme e alta", disse Gilbert, que também é coordenador da equipe de busca e resgate de Montros”.

Socorro via satélite

Após caírem em um desfiladeiro em que não tinha sinal de celular, Zelada encontrou o smatphone de Fields a cerca de 10 metros do carro, com a tela quebrada. O smartphone, um iPhone 14, alertou para que eles entrassem em contato com serviços de emergência através de um novo recurso via satélite.

A Apple afirma que o novo serviço permite que os usuários enviem mensagens de emergência por satélites a centenas de quilômetros da Terra, assim, o telefone transmite as repostas a algumas curtas perguntas para um centro de atendimento, junto da localização do telefone.

Fields contou que o telefone o instruiu a apontar para um satélite e segurá-lo ali, a polícia recebeu uma ligação do call center da emergência da Apple e despachou a equipe de busca e resgate de Montrose, o corpo de bombeiros de Los Angeles e outras agências para o local, segundo a Folha de S. Paulo.