Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Pastor viraliza ao proibir jovens de fazer 'coração de dorama' em Penambuco

Pastor pernambucano da Igreja Assembleia de Deus viralizou na última semana ao proibir jovens de fazer "coração de dorama", alegando ser "defesa da androginia"

Redação Publicado em 03/02/2024, às 13h01 - Atualizado em 04/02/2024, às 11h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O pastor Ailton Junior e a cantora Jisoo, do girl group sul-coreano Blackpink - Reprodução/X/@Metropoles / Reprodução/X/@jichuhourly
O pastor Ailton Junior e a cantora Jisoo, do girl group sul-coreano Blackpink - Reprodução/X/@Metropoles / Reprodução/X/@jichuhourly

Na última semana, viralizou nas redes sociais um vídeo gravado durante o 22º Congresso de Adolescentes da Igreja Assembleia de Deus em Caruaru, Pernambuco, em que o pastor Ailton Junior condenava um gesto popular entre os jovens, o chamado "coração de dorama".

Conforme o g1, o pastor condenou o gesto, pois, incitaria a "defesa da androginia" — termo utilizado para designar pessoas que possuem traços físicos tanto femininos, quanto masculinos, sem se relacionar diretamente com o gênero ou sexualidade. O vídeo foi gravado no último domingo, 28 de janeiro, e vem gerando polêmica dentro e fora da comunidade da Assembleia de Deus.

+ 'Satanás fantasiado de Azul', diz pastor sobre estátua de Nossa Senhora Aparecida

Não façam mais o coração de Dorama nos púlpitos da igreja para tirar fotos. Vocês sabem o que é dorama? Quem aqui sabe o que é Dorama? Defesa da androginia! Não há definição de macho, nem fêmea. E todo mundo fazendo o sinal de Dorama porque são ignorantes", declarou o pastor Ailton Junior.

Ainda no vídeo, é possível perceber o incômodo de muitos jovens com a mensagem do religioso, que tinha como tema, a princípio, "fé". Em outro trecho, o pastor ainda diz que "quando você assiste Doramas e outras séries da TV, de morte, de 'vampiragem', e de tantas desgraças que há, você está se acostumando com a forma como o diabo age."

Coração de dorama

O tal "coração de dorama" mencionado pelo pastor se popularizou principalmente entre os jovens nos últimos anos, depois da grande ascensão de novelas, séries de TV e músicas sul-coreanas por todo o mundo. 

"Dorama", no caso, é uma palavra incluída recentemente no vocabulário, em 2023, pela Academia Brasileira de Letras (ABL), sendo a forma como japoneses falam a palavra "drama" — por causa dos fonemas do idioma japonês, eles não conseguem pronunciar o encontro consonantal da palavra "drama", e por isso acrescentam uma vogal na fala.

Segundo a própria definição da ABL, dorama é uma "obra audiovisual de ficção em formato de série, produzida no leste e sudeste da Ásia, de gêneros e temas diversos, em geral com elenco local e no idioma do país de origem."