Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Beatles

Paul McCartney revela qual sua composição favorita dos Beatles

Em podcast, Paul McCarney revela inspirações e que sua música favorita dos Beatles faz parte de álbum inovador da banda; descubra!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 10/04/2024, às 10h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os Beatles durante apresentação - Getty Images
Os Beatles durante apresentação - Getty Images

O podcast 'McCartney: A Life in Lyrics' apresenta aos ouvintes as experiências e inspirações que o ex-Beatle Paul McCartney teve para fazer suas composições. Cada um dos episódios é dedicado a uma música do lendário músico britânico, que revela segredos de sua carreira além dos palcos — seja enquanto estava em uma das bandas mais emblemáticas da história ou de sua jornada solo. 

+ O verdadeiro responsável pelo fim dos Beatles, segundo Paul McCartney

Em um dos episódios mais recentes da segunda temporada, Paul revelou uma questão que manteve em segredo por décadas: afinal, entre as inúmeras canções que compôs, qual é sua favorita? 

Segundo McCartney, a música está presente no disco 'Revolver', álbum de estúdio dos Beatles de 1966 — o último gravado antes deles se aposentarem das apresentações ao vivo e um dos mais inovadores da história da música popular por conta do uso evidente da tecnologia de estúdio. Para surpresa de muitos, nem 'Eleanor Rigby' e tampouco 'Yellow Submarine' foram lembradas pelo baixista.

Sempre me perguntam qual é a minha música favorita que já escrevi e eu nunca quero responder. Mas, se pressionado, eu diria 'Here, There and Everywhere'", revelou McCartney

A inspiração

A revelação de Paul foi feita justamente no episódio que possui o nome da canção. Quinta faixa de Revolver, 'Here, There and Everywhere' foi inspirada, segundo o próprio ex-Beatle, em artistas que seus pais escutavam quando ele ainda era uma criança — principalmente Fred Astaire.

Em 'McCartney: A Life in Lyrics', o lendário baixista aponta que a canção é sua favorita devido a sua estrutura mais tradicional, com o final de cada verso levando ao início do próximo. Paul ainda revelou que compôs a canção em um dia em que estava sentado na piscina de John Lennon, enquanto o esperava. 

Eu costumava ir até a casa dele para uma sessão de composição, mas ele nem sempre estava acordado. Então muitas vezes eu tinha 20 minutos, meia hora, enquanto alguém o acordava", disse no podcast.

"Lembro de estar sentado à beira da piscina da sua casa em Weybridge, um subúrbio de golfe em Londres. Eu estava com meu violão, porque estava pronto para a sessão, então comecei algo. Foi muito bom e tranquilo. Assim, após John se levantar e tomar seu café, eu já teria algo para continuarmos", completou.