Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Fernando Haddad

A pedido da Receita Federal, Haddad devolverá onça de ouro à embaixada da Arábia Saudita

Em nota, o ministro da Fazenda afirmou que irá devolver o presente de Khalid Al Falih, ministro de Investimento saudita

Maria Paula Azevedo, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 31/07/2023, às 18h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da estátua de ouro presenteada ao ministro Fernando Haddad - Reprodução/Vídeo/G1
Imagem da estátua de ouro presenteada ao ministro Fernando Haddad - Reprodução/Vídeo/G1

Nesta segunda-feira, 31, Fernando Haddad, ministro da Fazenda, afirmou que irá seguir a orientação de Robinson Barreirinhas, secretário da Receita, ao devolver uma onça de ouro para a Embaixada do Reino da Arábia Saudita, na capital Brasília

O ministro foi presenteado com o objeto por Khalid Al Falih, ministro de Investimento saudita, em meio a uma visita que realizou na companhia de 70 delegados das empresas mais influentes de seu país. Lembrando que o objeto não chegou ter seu valor avaliado. 

Conforme repercutido pelo G1, Barreirinhas teria explicado à Haddad que qualquer presente entregue a uma autoridade pública deve ser previamente anunciado ao órgão que o mesmo representa, como foi esclarecido pela nota do Ministério: 

Por esse motivo, o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, orientou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a devolver a estátua de uma onça, recebida do governo da Arábia Saudita, à embaixada do país em Brasília, o que será prontamente atendido", esclarece o comunicado do Ministério da Fazenda.

Presente de grego

A repartição também afirmou que se o governo da Arabia Saudita desejar reenviar o presente, o mesmo deverá cumprir as normas delimitadas pela lei brasileira:

O ministro Fernando Haddad agradece a visita de Khalid Al-Falih, ministro de Investimentos da Arábia Saudita, em São Paulo, quando teve a oportunidade de explicar pontos do Plano de Transição Ecológica do governo brasileiro e ouvir sobre o interesse a respeito das oportunidades de investimentos que o pacote pode atrair", finaliza o comunicado da pasta.

Esta é a segunda vez que objetos presenteados pela Arábia Saudita viram notícias. Atualmente, o ex-presidente, Jair Bolsonaro, está sendo investigado por aceitar joias e outros bens de valor do governo saudita sem passar por todos os processos legais. Segundo a Receita Federal, os objetos somam R$ 5 milhões.