Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pegadas

Pegadas de dinossauros e petróglifos são encontrados na Paraíba

Pesquisadores encontraram na Paraíba pegadas fossilizadas do Cretáceo Inferior deixadas por terópodes, saurópodes e dinossauros iguanodontianos

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 20/03/2024, às 16h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pegadas e petróglifos foram encontrados - Divulgação/Scientific Reports
Pegadas e petróglifos foram encontrados - Divulgação/Scientific Reports

Uma pesquisa conduzida no sítio Serrote do Letreiro, localizado na Paraíba, resultou na identificação de um conjunto de petróglifos junto a pegadas de dinossauros.

O sítio do Serrote do Letreiro possui três afloramentos rochosos que abrangem uma área de 15 mil metros quadrados. Localizado no Monumento Natural Vale dos Dinossauros, nos arredores da Bacia do Sousa, no município de Sousa, este local revelou, por meio de um estudo recentemente publicado na revista Scientific Reports, pegadas fossilizadas do Cretáceo Inferior, deixadas por terópodes, saurópodes e dinossauros iguanodontianos.

De acordo com informações do portal Heritage Daily, as primeiras referências aos rastros de dinossauros na região de Sousa remontam ao início do século XX, com o primeiro estudo paleontológico realizado em 1975. Em 1979, uma publicação posterior mencionou a existência de petroglifos, referidos como "esculturas indígenas do Cariri", porém, não foram conduzidas investigações adicionais para documentar essas descobertas.

Novo estudo

Segundo a fonte, no recente estudo realizado no Serrote do Letreiro, arqueólogos encontraram uma série de petróglifos ao lado das pegadas de dinossauros.

Esses petróglifos foram descritos como círculos geométricos de baixo relevo preenchidos com linhas radiais, provavelmente criados por meio da escultura de um instrumento abrasivo contra a superfície da rocha.

Os pesquisadores afirmam que, apesar da abundância de petroglifos, não foram observadas sobreposições entre essas inscrições e as pegadas fossilizadas. Além disso, não houve evidências de danos às pegadas existentes causados pela criação das gravuras rupestres.

Com base na datação por radiocarbono de enterros encontrados nestes locais, os pesquisadores acreditam que os petroglifos possam datar de um período entre 9400 e 2620 a.C..