Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Peixe ósseo

Peixe ósseo de 3 toneladas é considerado o maior do mundo

Mais lidas: O espécime foi encontrado sem vida no arquipélago dos Açores

Ingredi Brunato, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 18/10/2022, às 18h18 - Atualizado em 23/10/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do espécime recordista - Divulgação/ Atlantic Naturalists
Fotografia do espécime recordista - Divulgação/ Atlantic Naturalists

Um artigo publicado recentemente no Journal of Fish Biology descreveu a descoberta do mais pesado espécime de peixe-ósseo já documentado até então. Com 2,7 mil quilogramas, ou o equivalente a quase 3 toneladas, o animal se tratava de um peixe-lua. 

O indivíduo da espécie foi encontrado flutuando sem vida nas proximidades do arquipélago dos Açores, um território pertencente a Portugal, em dezembro de 2021.

Ele apresentava uma contusão, mas não foi possível determinar se ela foi a causa da morte, ou ocorreu em post-mortem. Outro detalhe relevante é que os pesquisadores identificaram lascas de uma tinta comum na pintura de barcos na região dessa lesão. 

É importante mencionar que peixes ósseos possuem dimensões maiores que os peixes cartilaginosos, e, dentro desta primeira categoria, o peixe-lua se destaca com seu peso.

Conforme informações da CNN, o último animal a carregar o título de mais pesado do mundo também pertencia à espécie. Ele possuía 2,3 mil quilos, tendo sido descoberto na costa da cidade japonesa de Kamogawa em 1996. 

Preocupações climáticas 

José Nuno Gomes-Pereira, o pesquisador de ecologia marinha que liderou o estudo descrevendo o espécime de peso recordista, fez uma avaliação mista do fato que o peixe foi encontrado já morto. 

[É um] sinal de que os oceanos ainda estão saudáveis ​​o suficiente para sustentar as espécies mais pesadas existentes, mas um alerta para mais conservação em termos de poluição e tráfego de barcos perto das ilhas oceânicas", explicou ele à CNN.