Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Pela primeira vez, astrônomos testemunham planeta sendo consumido por estrela

O fenômeno é importante pois revela o futuro de nosso próprio Sistema Solar

Ingredi Brunato Publicado em 03/05/2023, às 13h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração representando o evento cósmico - Divulgação/ Caltech/ IPAC/ NASA
Ilustração representando o evento cósmico - Divulgação/ Caltech/ IPAC/ NASA

Em 2020, astrônomos do Observatório Palomar, localizado na Califórnia, EUA, viram uma estrela a 12 mil anos-luz da Terra passar por um drástico aumento da quantidade de brilho que emitia. 

Após mais de dois anos de pesquisa, eles publicaram um estudo na revista na Nature nesta quarta-feira, 3, explicando que fenômeno foi observado na ocasião, e como aquela foi, na verdade, a primeira vez que o presenciamos. 

Um vislumbre de nosso futuro

Certa noite, notei uma estrela que aumentou em centenas de vezes seu brilho ao longo de uma semana, do nada. Foi diferente de qualquer explosão estelar que eu já tinha visto na minha vida", explicou o pesquisador Kishalay De, que liderou o estudo, em um comunicado à imprensa repercutido pela CNN. 

A estrela, que possuía uma quantidade de massa semelhante à do nosso Sol, havia queimado todo o seu hidrogênio, portanto iniciando seu processo de "morte". Ela se tornou uma gigante vermelha, estágio em que passa por uma grande expansão — e foi neste ponto que acabou engolfando um planeta que a orbitava. 

A princípio, os cientistas pensaram que a explosão de luz era resultado de uma fusão entre duas estrelas, mas ao se aprofundarem nos dados capturados por seus equipamentos, concluíram que o segundo objeto envolvido no evento era muito pequeno para ser um astro, possuindo dimensões mais condizentes com a de um planeta do tamanho de Júpiter. 

O fenômeno observado é particularmente relevante para a astronomia, pois o nosso Sol fará a mesma coisa daqui a 5 bilhões de anos, quando seu próprio combustível acabar. Durante sua transformação em uma gigante vermelha, ele está previsto para consumir os planetas mais próximos dele, como Mercúrio, Vênus e a própria Terra. 

O fato que os planetas do sistema solar serão engolidos pelo Sol no futuro foi algo que li pela primeira vez no ensino médio, então foi surreal perceber que podemos ter encontrado o primeiro exemplo de captura de um evento semelhante em tempo real!", acrescentou Kishalay De.