Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Pela primeira vez, Marinha concede licença paternidade de 180 dias a pai solo

A liminar que concedeu o benefício a Tiago de Oliveira Costa foi publicada na última segunda-feira, 7

Redação Publicado em 08/03/2022, às 07h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Henry é segurado pelo pai, o médico da Marinha Tiago de Oliveira Costa - Divulgação / Arquivo Pessoal
Henry é segurado pelo pai, o médico da Marinha Tiago de Oliveira Costa - Divulgação / Arquivo Pessoal

Após ação na Justiça, um tenente médico obteve direito à licença paternidade com a mesma duração que a licença maternidade, isto é, de 180 dias. Nunca antes em toda a história das Forças Armadas o benefício foi concedido a um oficial do sexo masculino.

A luta começou há 10 meses, quando o goiano Tiago de Oliveira Costa, homossexual e pai solo, decidiu estar mais próximo de seu filho, Henry, que nasceu de uma barriga solidária. Ele conta que, enquanto a Marinha havia autorizado apenas 20 dias de licença, seu outro trabalho permitiu os 180 dias, o que levou a entrar na Justiça.

De acordo com informações do site Metrópoles, o urologista conseguiu o direito aos 6 meses depois da nova decisão do juiz Bruno Anderson Santos da Silva, da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal.

Na liminar, publicada no último dia 7, o juiz reconsiderou sua própria decisão, já que havia negado o pedido de Tiago em novembro de 2021. Para o médico, a nova liminar superou “entraves administrativos e jurídicos”. 

“A justiça se fez. É histórica, inédita e memorável uma decisão como esta. É o respeito a novos modelos de família e à proteção à criança ou ao adolescente. Ser o pioneiro neste tipo de ação abre caminhos e oportunidades a novos pais solos que formam suas famílias seja por suas escolhas pessoais seja por outros motivos”, ressaltou.