Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pescador desaparecido

Pescador desaparecido por duas semanas é encontrado com vida um dia após fim das buscas

A Guarda Costeira já havia desistido de seguir com as buscas quando o pescador foi localizado

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 30/10/2023, às 11h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Barco de pesca Evening, que ainda não foi encontrado - Divulgação/Guarda Costeira dos EUA
Barco de pesca Evening, que ainda não foi encontrado - Divulgação/Guarda Costeira dos EUA

Um pescador que estava desaparecido por quase duas semanas foi resgatado com vida enquanto flutuava em um bote salva-vidas a aproximadamente 110 quilômetros da costa oeste dos Estados Unidos. A descoberta foi feita por um barco canadense na quinta-feira, 26 de outubro, de acordo com a Guarda Costeira dos EUA. Um dia antes, as operações de busca haviam sido interrompidas.

O indivíduo não identificado havia partido de Grays Harbor, no estado de Washington, em 12 de outubro a bordo do barco Evening.

Embora as identidades dos socorristas não tenham sido reveladas pelas autoridades, um canal de televisão de Seattle, nos Estados Unidos, identificou Ryan Planes e seu tio John como as pessoas responsáveis pelo resgate. Os dois vivem em Sooke, uma cidade do Canadá.

"Eu vi o que parecia ser um bote salva-vidas à distância, então corri para pegar um binóculo. Foi quando ele disparou um sinalizador", disse Ryan à rede de televisão. "Nós o puxamos para bordo. Ele me deu um grande abraço e foi um momento emocionante", acrescentou John, de acordo com o portal BBC.

Segundo John, o pescador relatou que estava à deriva sozinho na jangada havia 13 dias e que havia conseguido pescar um salmão depois de ficar sem comida. "Preparamos um café da manhã para ele. Ele bebeu três garrafas de água", disse John. "Ele estava com muita fome, coitado."

As autoridades afirmaram que o pescador está em condições estáveis e foi transportado de volta ao continente pela Guarda Costeira canadense e por outra agência de resgate. Ele foi levado a um hospital no Canadá para receber tratamento adicional antes de retornar aos Estados Unidos.

Período de buscas

O pescador e outro marinheiro a bordo do barco Evening deveriam ter retornado para casa em 15 de outubro, de acordo com as autoridades. No entanto, dias se passaram sem notícias do barco. A Guarda Costeira americana realizou buscas por duas semanas antes de suspender as operações um dia antes do pescador ser resgatado pelos canadenses.

O outro marinheiro não foi encontrado e a Guarda Costeira afirmou que o incidente está "sob investigação", sem confirmar se planejam retomar as buscas.