Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Pesquisa aponta tratamento novo e eficaz contra leucemia

O procedimento foi capaz de curar duas pessoas diagnosticadas com a doença; entenda

Penélope Coelho Publicado em 04/02/2022, às 12h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Medula óssea de uma pessoa com leucemia - Divulgação/Wikimedia Commons/ VashiDonsk
Medula óssea de uma pessoa com leucemia - Divulgação/Wikimedia Commons/ VashiDonsk

Nesta semana, foi publicado um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia e do Instituto Novartis de Pesquisa Biomédica em Cambridge, Massachusetts, sobre um tratamento inédito contra leucemia.

A doença em questão é um câncer que atinge os tecidos formadores de sangue. Segundo a pesquisa, dois pacientes diagnosticados com leucemia, alcançaram a remissão ao longo de 10 anos, após receberem tratamento com células CAR-T, ou seja, células imunes que foram modificadas em laboratório.

De acordo com informações publicadas pelo portal CNN, especialistas acreditam na possibilidade de que esse método possa ser uma terapia de longo prazo para o câncer sanguíneo e até uma possível cura.

O procedimento de imunoterapia é realizado a partir do próprio sistema imunológico do paciente. Enviando células imunes geneticamente modificadas, dando a capacidade para as células reconhecerem e matarem a origem cancerígena. O tratamento passará por mais análises.

Após resultados positivos, especialistas comemoraram a descoberta: “Podemos concluir que as células CAR-T podem realmente curar pacientes com leucemia”, disse o médico e um dos autores da pesquisa, Carl June.

Confira a pesquisa completa neste link.