Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Santo Antônio

Pesquisador brasileiro reconstrói rosto de Santo Antônio

Criada em modelagem 3D, a figura representa como deveriam estar as feições do santo católico em seu último ano de vida

Redação Publicado em 16/12/2022, às 14h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reconstituição mais recente do rosto de Santo Antônio - Divulgação/Moraes/Bezzi/Carrara
Reconstituição mais recente do rosto de Santo Antônio - Divulgação/Moraes/Bezzi/Carrara

Um estudo científico que revela a imagem do rosto de Santo Antônio de Pádua, conhecido por seus dons casamenteiros e milagres, foi divulgado na última quarta-feira, 14. A reconstrução foi feita pelo designer 3D brasileiroCicero Moraes e publicada na revista Digital Applications in Archeology and Cultural Heritage

A reconstituição foi feita em parceria com os arqueólogos italianos Luca Bezzi, do grupo Arc-Team, e Nicola Carrara, responsável pelo Museu de Antropologia da Universidade de Pádua, sendo os resultados revisados pelo padre Luciano Bertazzo, do Centro de Estudos Antonianos de Pádua. 

A imagem revela como deveriam estar os traços do frade em seu último ano de vida. Foram constatados as feições de um homem branco europeu na faixa dos 40 anos que apresentava um quadro de obesidade decorrente da hidropisia, um acúmulo anormal de fluidos nas cavidades naturais do corpo.

Estudos 

De acordo com informações divulgadas pela revista Galileu e pelo portal BBC, os pesquisadores realizaram uma aproximação facial forense com base em tomografias computadorizadas e dados coletados com computadores.

Etapas da aproximação facial forense. Foto: Divulgação/Moraes/Bezzi/Carrara
Etapas da aproximação facial forense. Foto: Divulgação/Moraes/Bezzi/Carrara

Além das fontes bibliográficas, os pesquisadores também tiveram acesso a laudos médicos, que foram obtidos a partir de uma exumação dos restos mortais do teólogo canonizado, realizada no Vaticano, em 1981. 

Em entrevista para a BBC, Moraes declarou:

Em linhas gerais, o rosto atual parece muito mais humano do que o anterior. Aos poucos, a técnica vai melhorando. Sem deixar de lado os conhecimentos adquiridos no séculos passado, mas pavimentando umas boa estrada para o melhoramento futuro da mesma". 

Conclusão 

Em comunicado oficial, a equipe avaliou que, após as análises e comparações de volume cerebral, a margem de erro da aproximação final com o rosto de Santo Antônio seja de apenas 7,7%. 

Os resultados divulgados são essenciais para que, futuramente, outros estudiosos consigam traçar uma biografia precisa sobre a figura religiosa.