Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Descobertas

Pesquisadores descobrem era glacial, que extinguiu os primeiros europeus há 1,1 milhão de anos

O resfriamento na região da Península Ibérica durante o Pleistoceno Inferior teria criado um habitat inóspito para os humanos da região

Redação Publicado em 14/08/2023, às 15h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação da vida dos primeiros seres humanos - Divulgação/Centro Africano de Paleociências Costeiras
Representação da vida dos primeiros seres humanos - Divulgação/Centro Africano de Paleociências Costeiras

Na última quinta-feira, 10, a revista científica, Science divulgou os resultados de seu último estudo sobre os povos europeus originários. A pesquisa sugere que uma era glacial, que teria ocorrido há 1,1 milhão de anos, foi responsável pela extinção desse grupo.

Em nota, Chronis Tzedakis, professor da Universidade College London (UCL) e principal autor do estudo, esclareceu que as temperaturas do sul da Europa despencaram significativamente, eliminando os grupos humanos da região:

Nossa descoberta de um evento de resfriamento glacial extremo há cerca de 1,1 milhão de anos desafia a ideia da ocupação humana precoce contínua da Europa”, afirma o autor sênior em um comunicado.

O estudo foi feito por cientistas da UCL e do IBS Centre for Climate Physics, da Universidade Nacional de Pusan, na Coreia do Sul, em colaboração com pesquisadores do Museu de História Natural de Londres, Museu Britânico, CSIC Barcelona e Universidade de Cambridge.

A pesquisa

O grupo de especialistas examinou a estrutura química de microrganismos marinhos e o pólen sedimentado no fundo do oceano, retirado no litoral de Portugal. Quando analisados, eles revelaram transformações climáticas súbitas, resultado de um resfriamento glacial intenso, que chegou a menos de 6 °C na atual região de Lisboa, em Portugal.

Conforme repercutido pelo portal Galileu, Nick Ashton, um dos autores do estudo que atua no Museu Britânico, explicou as consequências do resfriamento:

Um resfriamento dessa magnitude teria colocado pequenos bandos de caçadores-coletores sob estresse considerável, especialmente porque os primeiros humanos podem não ter adaptações, como isolamento de gordura suficiente e também os meios para fazer fogo, roupas ou abrigos eficazes”, esclareceu Ashton.

As consequências

Axel Timmermann, outro coautor, e seu time de pesquisadores do IBS Center for Climate Physics, simulam o clima da época, para entender os impactos nos primeiros humanos europeus, com a ajuda do supercomputador, Aleph. Eles utilizaram fósseis de humanos que ocuparam o sudoeste da Eurásia há 1,1 milhão de anos em uma reprodução de um habitat humano, buscando descobrir se a região era adequada para a habitação.

Os resultados mostraram que há 1,1 milhão de anos o clima ao redor do Mediterrâneo tornou-se muito hostil para os humanos arcaicos”, afirmou Timmermann.

Os especialistas concluíram que a Península Ibérica se encontrou despovoada durante o Pleistoceno Inferior, em razão da era glacial. Mas, mesmo com todo o esforço, ainda não se sabe o que causou o resfriamento, como disse Tzedakis:

É possível que isso tenha algo a ver com a configuração particular da órbita da Terra naquele momento. De qualquer forma, essa é provavelmente a primeira vez que o ciclo glacial se alonga, levando a mudanças duradouras no clima do planeta”, afirmou o principal autor do estudo.