Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bactérias

Pesquisadores encontram característica 'vampirística' em bactérias mortais

Bactérias que causam doenças de origem alimentar são capazes de detectarem sangue em pequenas quantidades, assim como os tubarões; entenda!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 17/04/2024, às 14h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vírus da Salmonella - National Institutes of Health
Vírus da Salmonella - National Institutes of Health

Algumas das bactérias mais mortais de todo o mundo procuram e se alimentam de sangue humano. Segundo pesquisadores da Washington State University (WSU), a Salmonella e E. coli — que causam doenças de origem alimentar — possuem uma nova característica chamada "vampirismo bacteriano".

+ Médico injetou em animais bactérias de feridas de presidente assassinado nos EUA

Durante muito tempo foi um grande mistério como e porquê estes microrganismos conseguem se mover tão habilmente do intestino para o sangue; onde podem ser mortais. Agora, os especialistas descobriram que essas bactérias são atraídas pela parte líquida do sangue, o sérum; que contém nutrientes que as bactérias podem usar como alimento.

As bactérias podem facilmente encontrar o sérum e entrar na corrente sanguínea das pessoas por meio de pequenos cortes no sistema digestivo; o que pode, às vezes, causar morte por sepse em pessoas com doença inflamatória intestinal.

Como os tubarões

Segundo repercute matéria do Daily Mail, o estudo, publicado na revista eLife, aponta que a menor quantidade de sangue já é mais do que suficiente para atrair as bactérias vampíricas; assim como os tubarões, que conseguem detectar uma gota de sangue entre bilhões de gotas de água. 

Professor da Faculdade de Medicina Veterinária da WSU e co-autor do estudo, Arden Baylink disse em um comunicado: "As bactérias que infectam a corrente sanguínea podem ser letais".

Aprendemos que algumas das bactérias que mais comumente causam infecções na corrente sanguínea realmente detectam uma substância química no sangue humano e nadam em direção a ela, explicou. 

O estudo aponta que a E. coli e Salmonella podem detectar apenas um fentolitro de sérum — uma pequena quantidade igual a 0,0000000000001 mililitros. Assim, sempre que encontram um corte que está vazando sangue, elas se aglomeram em torno e entram nele; algo muito parecido com que fazem os tubarões que detectam suas presas através do sangue.