Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ásia

Pesquisadores identificam substância curiosa encontrada na Lua

A descoberta foi feita em julho de 2019, mas só pôde ser identificada após uma extensa análise que utilizou até o material da Apollo

Wallacy Ferrari Publicado em 08/07/2020, às 13h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Impressionante imagem da Lua em transição para a fase cheia - Divulgação/Amilcar Lima
Impressionante imagem da Lua em transição para a fase cheia - Divulgação/Amilcar Lima

Uma substância descrita como "gelatinosa" foi identificada em 2019 pelo escaneador espacial chinês Yutu-2, localizado próximo a uma pequena cratera de impacto na Lua, em um local impossível de ser visto pela Terra. No início deste mês, a equipe da agência espacial da China conseguiu reunir as imagens e comparar com as amostras do material coletado na Apollo.

Com a avaliação, a conclusão não foi a mais surpreendente, mas levou em consideração um fenômeno; o material encontrado era rocha lunar, sem nenhuma alteração química, mas física. A cratera localizada próxima do material analisado aponta que a rocha se tornou uma matéria pastosa após ser atingida por um meteorito.

Com o impacto, o calor do choque derreteu a rocha, transformando sua textura em uma massa verde escura, brilhante e viscosa, sem ter uma mudança permanente de estado. Assim que retomar sua temperatura, perderá a consistência viscosa e solidificará. A diferença é que, em comparação com a Terra, esse processo pode ser bem menos veloz.

O estudo de revelação da matéria, publicado em julho de 2019, foi descrito como “incomum”, visto que o ambiente lunar costuma ser seco. Mesmo brilhante, a substância não foi descrita como úmida.


+Saiba mais sobre o universo por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O Universo Numa Casca de Noz, de Stephen Hawking (2016) - https://amzn.to/2ydRqJd

Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking (2015) - https://amzn.to/3cSYTMm

Um universo que veio do nada, de Lawrence Krauss (2012) - https://amzn.to/35dXFsD

O nascimento do universo, de Judith Nuria Maida e Fernando Vilela (2019) - https://amzn.to/3daLeAH

Universo, de Thmas Eaton (2017) - https://amzn.to/2YiGsge

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W