Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Escavações

Arqueólogos iniciam escavações no prédio do antigo DOI-Codi, em São Paulo

Escavações estão sendo realizadas por pesquisadores de cinco universidades públicas

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 05/08/2023, às 15h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pesquisadores escavam prédio do DOI-Codi - Divulgação / vídeo / TV Globo
Pesquisadores escavam prédio do DOI-Codi - Divulgação / vídeo / TV Globo

Pesquisadores vinculados a cinco universidades públicas brasileiras, incluindo a USP e a Unicamp, deram início a um trabalho de pesquisa arqueológica no antigo prédio do DOI-Codi em São Paulo.

"Dente, brinco, cabelo. Anel? Exato. Elementos pequenos que caíram que vai nos permitir reconstruir essa história, a partir desses pequenos fragmentos. Porque esses pequenos objetos têm uma história por trás. E a mesma coisa dentro do prédio”, explica o professor do departamento de antropologia e arqueologia da UFMG, Andres Zarankin.

Segundo informações do portal de notícias G1, os pesquisadores estão examinando as paredes das celas em busca de mensagens escritas nas camadas mais antigas de pintura. Além disso, uma investigação inédita no país também está sendo realizada para detectar vestígios de sangue invisíveis a olho nu, utilizando luzes especiais.

Complexo do DOI-Codi

O antigo complexo do DOI-Codi — que foi criado durante a ditadura militar e funcionou entre 1969 e 1983 — incluiu uma delegacia, dois estacionamentos e três prédios. De acordo com a fonte, os pesquisadores estão focados em dois desses prédios, que estão atualmente vazios.

Após a conclusão das análises, o endereço deve ser transformado em um museu, a fim de preservar a memória desse período sombrio da história brasileira.

As escavações devem ser concluídas em 14 de agosto, sendo que, até lá, grupos podem visitar os prédios em visitas guiadas para conhecer melhor esse importante trabalho de resgate histórico.