Notícias » Europa

Pesquisadores resgatam garrafas que seriam destinadas ao czar russo Nicolau II

As bebidas estavam em um barco que foi naufragado no mar Báltico durante a Primeira Guerra Mundial

Fabio Previdelli Publicado em 07/11/2019, às 17h41

Pesquisadores resgatam centenas de garrafas que seriam destinadas ao czar russo Nicolau II
Pesquisadores resgatam centenas de garrafas que seriam destinadas ao czar russo Nicolau II - Divulgação

Uma grande quantidade de garrafas de licor destinadas ao Czar Nicolau II foram recuperadas de um navio naufragado no mar Báltico durante a Primeira Guerra Mundial. Os artefatos foram resgatados pela empresa Ocean X, que espera arrecadar cerca de 4,7 milhões de libras esterlina (aproximadamente R$ 24 milhões) — leiloando os achados.

A empresa Ocean X, que é especializada nesse tipo de resgate, comemorou o sucesso da operação em um post no Instagram. “O último carregamento de bebidas raras para o Czar Nicolau II foi recuperado! Um projeto de busca e salvamento que começou há 20 anos agora está concluído”.

O grupo conseguiu recuperar cerca de 600 garrafas de conhaque e 300 garrafas de licor de ervas. O episódio se deu no final de outubro, mas só agora estão sendo realizados testes para descobrir se o álcool pode ser consumido.

A equipe levou anos para limpar o navio de redes de pesca abandonadas antes que pudessem finalmente inspecioná-lo. O transporte das bebidas foi feito com veículos subaquáticos remotos.

Ocean V Team divulga imagem de como seria o navio S/S Kyros / Crédito: Ocean X Team

 

"A importância deste evento não pode ser enfatizada demais - não é apenas uma descoberta de conhaque e licor raros, mas também uma parte da história da antiga Rússia imperial", disse a equipe.

O S/S Kyros foi afundado por um submarino alemão em maio de 1917, logo depois que deixou a Suécia com a carga alcóolica. Segundo a Ocean X, a tripulação sobreviveu ao naufrágio e retornou ao país em uma embarcação diferente.