Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nepal

Pior acidente aéreo desde 1992: Passageiro gravava live antes de avião cair no Nepal

Desastre aéreo foi o mais mortal a ocorrer no país nas últimas décadas

Ingredi Brunato Publicado em 16/01/2023, às 10h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trechos da gravação - Divulgação/ Facebook/ Arquivo Pessoal
Trechos da gravação - Divulgação/ Facebook/ Arquivo Pessoal

No último domingo, 15, pelo menos 68 pessoas morreram no Nepal após a queda de um avião que transportava 72 indivíduos (somando passageiros e funcionários). Os quatro restantes permanecem desaparecidos, porém as autoridades do território consideram improvável que eles sejam encontrados vivos. 

Equipes de resgate formadas por centenas de policiais e oficiais militares foram enviadas ao local de impacto da aeronave, porém sua atuação foi atrasada pelo terreno difícil da região, que atrapalha a locomoção. 

Vale mencionar que o voo que caiu estava a poucos minutos de seu horário previsto de pouso no aeroporto de Pokhara, cidade turística que costuma ser visitada por aqueles interessados em conhecerem os Himalaias — a mais alta cordilheira do mundo. 

Segundo informado pelo The Guardian, a catástrofe configura o mais mortal acidente aéreo a ocorrer no país desde 1992. Sua causa ainda está sob investigação, porém uma informação de relevância é que a aeronave já tinha 15 anos e usava um dispositivo de comunicação antigo com "dados pouco confiáveis". 

Os últimos momentos 

Por um acaso, um dos passageiros a bordo do voo que terminou em tragédia havia começado uma live no Facebook logo antes da queda, de forma que acabou transmitindo ao vivo os últimos momentos no interior do avião antes do impacto. 

O vídeo resultante mostra o homem, que viajava a lazer junto de três amigos, conversando e rindo com o grupo. Em questão de segundos, contudo, a aeronave começa a sacudir. 

As risadas são então substituídas por gritos tanto dos turistas indianos quanto dos outros passageiros. Ocorrem ainda diversos barulhos altos enquanto a lente da câmera capta imagens borradas que logo são tomadas pelo laranja das chamas. A filmagem termina mostrando destroços queimando.

É relevante apontar que a gravação revela quão repentina foi a queda, não tendo existido nenhum aviso para os passageiros por parte da equipe do avião. Confira as imagens fortes abaixo: