Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pizza

A pizza não é italiana? Veja o que diz historiador que tem gerado polêmica

Nem a pizza, nem o tiramisu, nem mesmo o panetone seriam italianos — segundo historiador

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 03/04/2023, às 18h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Djahongir por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Djahongir por Pixabay

Na região mediterrânea, que é muito apegada à sua cultura gastronômica, criticar a comida e a origem dos pratos tradicionais não é uma atitude bem aceita. O historiador Alberto Grandi, da Universidade de Parma, no entanto, tem feito justamente isso — ao questionar a origem até mesmo da pizza, tradicionalmente referida como símbolo da cozinha italiana.

Pizza é norte-americana?

Em entrevista recentemente concedida ao jornal "Financial Times", o pesquisador afirmou que a cozinha italiana, como a conhecemos hoje, é mais norte-americana do que italiana.

Ele também apontou que a carbonara, um molho tradicional italiano, na verdade foi criada nos Estados Unidos, e que o queijo parmesão produzido hoje é menos fiel à receita original do que um queijo produzido no estado de Wisconsin, também nos Estados Unidos.

Preparo de massa de pizza / Crédito: Imagem de Jacqueline Macou por Pixabay

Tiramisu e panetone também

Grandi, que é italiano, também argumenta que o tiramisu e o panetone são invenções recentes e que a pizza, que era considerada "porcaria", só se tornou famosa depois que chegou aos Estados Unidos.

Enquanto permaneceu em Nápoles, a pizza era uma grande porcaria. Mas quando chegou a Nova York, ela ganhou novidades e, principalmente, o molho de tomate, tornando-se a maravilha que conhecemos hoje", disse Grandi ao jornal italiano Corriere della Sera.
Sem a viagem dos italianos à América, tenho que certeza de que a pizza teria desaparecido", acrescentou.
Imagem ilustrativa de panetone / Crédito: Imagem de Daniel Reche por Pixabay

Identidade italiana

Na visão de Grandi, em um esforço para criar uma identidade própria, a Itália teria inventado origens para pratos que já existiam ou que foram influenciados por outras regiões do mundo, como os Estados Unidos e até o Brasil.

Confundimos identidade com raízes. A nossa história é repleta de pessoas que emigraram para a América, para o Brasil, para a Bélgica", disse o historiador na ocasião, de acordo com o G1.

Críticas

A ideia, no entanto, não foi bem recebida pelos italianos, que acusaram Grandi de ser oportunista e midiático.

Esse homem teve uma infância miserável com uma família que não sabia cozinhar e agora quer reescrever a história. Me pergunto quanto o governo francês deve estar pagando para que ele fale essas coisas", disse uma internauta italiana.
Imagem ilustrativa de Pizza / Crédito: Imagem de Daria-Yakovleva por Pixabay

Como explicou o portal de notícias, França e Itália frequentemente disputam o título informal de melhor cozinha na Europa.

Segundo a fonte, a associação de produtores e fazendeiros italianos, Coldiretti, também condenou a afirmação do historiador, uma vez que surge justamente no momento em que a Itália está tentando tornar sua gastronomia um patrimônio cultural da humanidade.

O Ministério da Cultura do país apresentou recentemente a candidatura da gastronomia italiana ao título de Patrimônio Cultural da Unesco, que será avaliada até 2025.