Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / China

Polícia chinesa treina esquilos para farejar drogas

Roedores são tão eficientes quanto cachorros; entenda!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 15/02/2023, às 13h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Esquilo treinado para farejar drogas - Reprodução
Esquilo treinado para farejar drogas - Reprodução

Aeroportos por todo o mundo usam cachorros para farejar drogas ilegais que são levadas em malas. O que ajuda o trabalho é o fato dos caninos terem cerca de 300 milhões de receptores de cheiro em seus narizes

Mas a polícia chinesa já está ‘recrutando’ um novo animal para ajudar na tarefa. Afinal, recentemente eles treinaram o primeiro esquadrão de ‘esquilos farejadores’. O Departamento de Segurança Pública do distrito de Hechuan em Chongqing, no sudoeste da China, informou que seis esquilos-vermelhos-eurasiáticos foram “treinados com sucesso”. 

Apesar de serem igualmente eficientes como os cães, os roedores possuem uma vantagem significativa: são pequenos, o que lhes permitem procurar em locais que os cachorros não alcançam e até mesmo em estoque com malotes empilhados. 

O treinamento

Conforme reportado pelo veículo chinês People’s Daily, os esquilos foram treinados para arranhar uma caixa/bagagem quando eles detectarem entorpecentes. De acordo com Yin Jin, treinador de cães policiais, o treinamento dos roedores levou anos para chegar nesse nível de habilidade. 

Apesar disso, eles estão fazendo um “excelente trabalho”, garantiu. “É só que nossa tecnologia de treinamento de roedores não estava madura o suficiente antes”. 

O treinamento, aponta o Daily Mail, faz parte de um projeto chinês para uma nova unidade de animais antidrogas, o que inclui até ratos. Apesar dos avanços, Jin diz que “provavelmente levará algum tempo” até que os novos farejadores sejam implantados.