Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Alces

Por que alces estão lambendo carros no Canadá?

Frequentemente observados lambendo os pneus dos carros, os alces são motivo de preocupação para as autoridades canadenses; saiba o porquê!

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 10/01/2024, às 11h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alce é flagrado lambendo carro - Divulgação/vídeo/Facebook/Outdoors.com
Alce é flagrado lambendo carro - Divulgação/vídeo/Facebook/Outdoors.com

É comum, durante o inverno, avistar alces se aproximando de estradas dentro de parques nacionais no Canadá, e uma atividade em particular tem gerado preocupação entre as autoridades locais: o hábito desses animais de lamber os pneus dos carros.

Nos meses mais frios, alces são frequentemente observados lambendo veículos em estradas que cortam parques nacionais. Apesar de parecer uma ação inofensiva, há um grande problema nesse comportamento, segundo o portal UOL.

De acordo com a agência Parks Canada, os alces são atraídos, no inverno, pelo sal espalhado nas estradas para derreter a neve.

Tal atração ocorre porque, no verão, há uma maior disponibilidade de vegetação e minerais no ecossistema, enquanto no inverno esse acesso se torna mais difícil.

Risco de acidentes

O ato de lamber carros pode condicionar esses animais a se acostumarem a parar nas estradas, de modo que o risco de acidentes se torna muito maior.

Tracy McKay, representante da agência de parques nacionais, mencionou que pelo menos quatro alces são fatalmente atropelados a cada ano no Parque Nacional Jasper, localizado na província de Alberta.

“Parece muito engraçado. Não há problema em rir disso, desde que as pessoas dirijam com responsabilidade e façam o que é melhor para a vida selvagem. A Parks Canada entende que ver esses animais selvagens é um verdadeiro destaque para muitas pessoas, mas pedimos às pessoas que não parem para que os alces não se acostumem a lamber o sal dos carros" disse McKay.